ECONOMIAMUNDO

Preços do petróleo disparam após Biden anunciar proibição total das importações de petróleo da Rússia

Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (08/03) a proibição das importações de produtos energéticos russos, sem a participação dos aliados na Europa

“Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando na principal artéria da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo, gás e energia russos. Isso significa que o petróleo russo não será mais aceitável nos portos dos EUA e o povo americano dará outro golpe poderoso na máquina de guerra de Putin”, disse o presidente Biden em um anúncio da Casa Branca na terça-feira (08/03).

O presidente enfatizou que, embora a decisão tenha sido tomada em estreita consulta com seus aliados europeus, ele entendeu que nem todos os aliados estariam em condições de se juntar aos Estados Unidos para sancionar o fornecimento de energia da Rússia.

Na segunda-feira, surgiram relatos de que os Estados Unidos estavam considerando proibir as importações de petróleo russo sem a participação de seus aliados europeus, pelo menos em um estágio inicial de pressionar ainda mais a maior fonte de receita de Putin.

Os aliados ocidentais se abstiveram até agora de impor sanções às exportações de energia da Rússia em meio a preocupações sobre a criação de escassez no mercado de petróleo. A Europa é muito mais dependente do petróleo russo do que os Estados Unidos.

A Europa, segundo afirmou a chanceler alemão Olaf Scholz, não está de acordo com a proibição de importações de petróleo e gás da Rússia.

“Atualmente, não há outra maneira de garantir o fornecimento de energia da Europa para geração de calor, mobilidade, fornecimento de energia e indústria”, disse Scholz.

“Portanto, é nossa decisão consciente continuar fazendo negócios com a energia russa”, disse a chanceler alemã na segunda-feira.

Enquanto isso, também na segunda-feira, democratas e republicanos no Congresso chegaram a um acordo bipartidário que abriria caminho para a proibição da importação de produtos energéticos da Rússia.

A Rússia alertou na segunda-feira que um embargo de energia a Moscou teria “consequências catastróficas para o mercado global”, disse o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, acrescentando que, se os aliados ocidentais cortarem o petróleo russo, os preços podem saltar para US$ 300 o barril ou até mais. .

Os Estados Unidos, que importam cerca de 500.000 barris por dia de petróleo e produtos russos, podem proibir as importações da Rússia sem consequências graves para sua indústria e economia, ao contrário da Europa.

Fonte: Oilprice.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *