COVID-19DESTAQUE

Manauara aproveitou o “show da vacinação” para se divertir e atualizar o esquema vacinal contra covid-19

Foram aplicadas de sete mil doses aplicadas em 22 postos de imunização, entre eles, sete casas de show que aderiram à campanha realizada pelo governo do estado e prefeitura de Manaus, no sábado

Nos 22 pontos de vacinação contra covid-19 que funcionaram no sábado (12/3), na capital amazonense, foram aplicadas mais de 7,4 mil doses de imunizantes, entre primeira, segunda, terceira e adicional. Além dos pontos tradicionais de vacinação da prefeitura de Manaus, houve atendimento em setembro casas de festas, resultado de ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde no Amazonas (SES-AM).

Na semana de 14 a 18/3 (segunda a sexta-feira), a prefeitura de Manaus terá 52 pontos para a vacinação contra a covid-19, sendo 47 para o público de 12 anos e mais, e os cinco para receber as crianças de 5 a 11 anos.

Só nas casas de festas, onde aconteceu a campanha “Show da Vacinação”, foram aplicadas 3.336 doses de vacina. A ação iniciou às 9h e terminou às 17h, e reuniu equipes de saúde e 50 atrações musicais nos locais de lazer espalhados pela cidade. Participaram da ação de imunização as casas de show Via Sul Hall, Kalamazon, Banho de Cascata, Copacabana Choperia, Espaço Via Torres, Rancho Sertanejo e Studio 5.

As apresentações reuniram grupos de pagode, forró, boi-bumbá, sertanejo e arrocha. O público que compareceu pode atualizar o esquema vacinal contra a covid-19, com a disponibilização das 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço. Para pessoas com idade a partir de 18 anos, a campanha ofertou, ainda, um par de ingressos para os locais de lazer.

José Enivaldo, 46, compareceu na casa de show Via Sul para completar o esquema vacinal com a terceira dose. Ele destacou que a medida traz proteção não apenas para ele, mas para toda a família.

“O que o Governo está fazendo em prol da sociedade é útil, apesar de que muitas pessoas não dão importância, mas hoje tirei o dia para tomar essa vacina, que já estava em atraso há mais de meses, além de estar prevenindo a mim mesmo, que tenho um filho pequeno, tudo isso tem que ser levado em consideração”, disse.

Mobilização cultural

Essa não é a primeira campanha de vacinação que conta com o apoio dos profissionais da cultura. Em fevereiro deste ano, durante a campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar”, foram aplicadas 5.542 vacinas nas quadras de escolas de samba.

Studio 5

O ponto de vacinação do Studio 5, além das crianças de 5 a 11 anos, recebeu, também, o público de 12 anos e mais. O diferencial ficou por conta da distribuição de ingresso para festas temáticas que serão promovidas pelo DJ Raidi Rebello, ainda em março e em abril, aos para e responsáveis. No total foram distribuídos mil vouchers, sendo 500 para cada evento.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizaram o espaço fazendo as adequações para que a vacinação de adultos e crianças acontecesse em áreas diferentes, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A iniciativa, segundo a titular da Semsa, Shádia Fraxe, foi uma forma de estimular os pais, não só a se vacinarem, mas também a levarem os filhos para receberem a imunização. “Aqui no Studio 5, a coordenação do Distrito de Saúde Sul utilizou essa dinâmica e deu certo. Foi o ponto que mais doses aplicou neste sábado, mais de 1.600. E o ambiente de festa ajudou a atrair o público”, comemorou.

O técnico em Segurança do Trabalho, Diomedes Vieira de Lima, levou a filha Sophia, de seis anos, já para tomar a segunda dose e aproveitou para receber a terceira. “Nós precisamos estar imunizados contra a Covid-19. A gente sabe que a pandemia ainda não acabou. Eu peço que as pessoas que ainda não tomaram a vacina, que venham, seja a primeira, segunda, terceira ou que dose for. A vacina é muito importante no combate à pandemia”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *