DESTAQUESAÚDE

Amazonas capacita profissionais de saúde para alcançar metas e obter mais recursos para a atenção primária

Equipes da SES-AM vai treinar servidores para alcançar as metas do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Esta semana, capacitação será em Presidente Figueiredo e Envira

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, de 21 a 25 de março, o treinamento do programa Previne Brasil nos municípios de Presidente Figueiredo e Envira (a 117 e 1.208 quilômetros de Manaus, respectivamente). Os profissionais serão capacitados para alcançarem as metas do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), do Ministério da Saúde.

O objetivo da capacitação, que envolve a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, odontólogos e auxiliares de saúde bucal, é fortalecer a APS nos municípios do Amazonas, além de apoiar e dar mais suporte aos profissionais e gestores municipais.

“Nossas equipes estão numa programação extensa nos municípios do interior do Amazonas, qualificando os profissionais que atuam na atenção básica para que possamos garantir melhores resultados, maior acesso à saúde, principalmente quando se trata das doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, além de garantir melhor acolhimento às gestantes, manejo clínico e as crianças na faixa etária de 0 a 2 anos”, ressalta Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

A secretária executiva de Gestão da Atenção à Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou a importância da capacitação, que vem sendo realizada em parceria com as prefeituras municipais. Os municípios de Manaquiri, São Paulo de Olivença, Novo Airão e Lábrea receberam a capacitação, neste ano.

“A SES vem trabalhando para que os indicadores dos municípios do Amazonas sejam cada vez melhores. É a busca pelo resultado, pelo acesso, pela qualificação da atenção primária que deve ser a protagonista dentro da rede de atenção à saúde. Trabalhar o Previne Brasil, qualificando as equipes nos municípios, é essencial para que tenhamos melhores resultados na saúde”, afirmou a secretária.

Previne Brasil

O modelo de financiamento da APS é uma estratégia do Ministério da Saúde, em parceria com as prefeituras municipais, para aumentar o acesso e o vínculo da população aos serviços de saúde.

A nova linha de financiamento irá trabalhar com indicadores que vão analisar incentivo com base em critério populacional; captação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações federais). No treinamento, as equipes serão orientadas para inserção correta dos dados e demais informações.

Foto: Divulgação/SES-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *