ECONOMIA

Manauara fica desconectado da internet por quase cinco horas, no terceiro apagão, somente este ano

Embratel alegou que ocorreu um duplo rompimento de um cabo de fibra ótica que que passa em um trecho da BR-319. Moradores do Planalto e Puraquequara ficaram também sem energia elétrica

O apagão de internet, que começou por volta das 9h30, o terceiro registrado na capital amazonense, somente este ano, foi afetou moradores de todas as todas as zonas da cidade, empresas, órgãos públicos e unidades hospitalares. Os serviços começaram a ser normalizados a partir das 14h, mas, ainda por volta das 17h, havia há consumidor sem o pleno restabelecimento da internet.

Alguns manauaras foram duplamente penalizados. Moradores do bairro Planalto, zona Oeste da cidade, além de ficarem desconectado da internet, ficaram sem energia elétrica, desde as primeiras horas da manhã de hoje.

Os clientes da Claro/NET foram os mais afetados pelo apagão. A empresa enviou mensagem, via SMS, mas não justificou o motivo da oscilação do sinal e, em muitos casos, a suspensão do serviço. Apenas informou que o sinal retornaria por volta das 14h.

Além da capital, também foram afetados clientes nos municípios de Autazes, Silves, Parintins, Coari  

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) informou que notificou a empresa Claro/NET. “O Procon-AM recebeu muitas reclamações de clientes da empresa. A falta de internet prejudica todo mundo, e isso inclui os próprios serviços do órgão, que foram interrompidos por conta dessa situação abrupta”, afirmou Jalil Fraxe, diretor-presidente do órgão de defesa do consumidor do estado.

No documento, o Procon-AM informa que a operadora deverá responder a notificação, em até dez dias, apresentando a causa e a duração do apagão, o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas. A comprovação de má prestação de serviço pode resultar em multa.

Desligamento programado

Enquanto Embratel e Claro/NET se manifestaram publicamente sobre o apagão, a concessionária Amazonas Energia se calou. Nem mesmo pelo Call Center da empresa, o consumidor conseguiu obter alguma informação. No site da empresa, tão logo retornou o serviço de internet, foi publicado um aviso dando conta de que o “apagão”, na verdade era uma manutenção programada, das 8h às 16h.

Manutenção programada que pegou de surpresa os moradores do bairro Planalto e do Puraquequara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *