CIDADANIADESTAQUEECONOMIA

No Amazonas, empresa do setor médico se destaca por ações em favor da igualdade racial

Dados do setor de recursos humanos do Sabin Medicina Diagnóstica, em Manaus, comprovam a diversidade na empresa. Mais de 88% dos funcionários se autodeclaram pardos, negros ou índios

Atualmente, no Brasil, o percentual de declarados brancos é 42,7%, enquanto negros, pardos, indígenas e amarelos somam 57,3%. A desigualdade, entretanto, é abismal quando os números se referem ao desemprego. Do total de 12 milhões de pessoas sem trabalho, até o 4º trimestre de 2021, mais da metade (64,6%) era de pessoas não brancas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O país, segundo estatísticas do Instituto Ethos, só alcançará a equidade racial em 150 anos. Não à toa, a desigualdade no mundo do trabalho é uma das principais discussões levantadas pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no último dia 21 de março.

Apesar do caminho para a equidade ainda ser longo, o Brasil já conta com exemplos de empresas que promovem um ambiente organizacional humanizado, inclusivo e acolhedor a todos, independentemente de raça, gênero, idade ou orientação sexual, onde prevalecem o respeito, a empatia e a valorização das diferenças. Uma delas é o Sabin Medicina Diagnóstica, classificada como Empresa do Ano pelo Guia Exame de Diversidade, em 2020.

Colaboradora do Sabin em Manaus, a colhedora Adriele Apurinã, indígena do povo Apurinã, valoriza o cuidado da empresa com as pessoas. “No Sabin, as portas estão sempre abertas para todos os povos, todas as raças. Somos muito bem acolhidos e temos as mesmas oportunidades, independentemente da origem que temos.”. Natural de Boca do Acre, município a mais de 1,5 mil km da capital amazonense, Adriele afirma que já tinha sofrido discriminação no ambiente de trabalho, antes de ser selecionada para o Sabin.

Dados do setor de recursos humanos do Sabin em Manaus comprovam a diversidade na empresa. Do total de funcionários na capital, 11,8% se autodeclaram brancos, enquanto 88,2% se consideram pardos, negros ou índios.

Liderança

O Sabin é uma empresa majoritariamente negra e quer que essa presença seja expressa também nos níveis de tomada de decisão, ampliando especialmente a representatividade de pretos na liderança. Um exemplo disso é Luana Militão. Há seis anos no Grupo Sabin, ela entrou como atendente e hoje é supervisora de unidade. “Fiz o processo interno e fui promovida. Fico muito feliz, porque posso dizer que tive as mesmas oportunidades que outras pessoas”, afirma.

Luana lembra que sua vida sempre foi marcada pelo racismo, principalmente, na infância. O ambiente da escola foi um dos mais traumatizantes. “Foram muitos episódios, mas são coisas que precisamos superar. As pessoas precisam deixar o racismo de lado e dar oportunidade iguais para todos. A cor não diz nada sobre a capacidade de ninguém”, frisa a supervisora.

Iniciativas internas

Um estudo do Instititute for Bussines Value aponta que empresas comprometidas com a diversidade apresentam taxa de crescimento até 61% mais alta que outras. Dentre as melhorias, estão: desempenho financeiro, inovação mais forte, satisfação do cliente e dos funcionários.

No caso da Sabin, a busca pela equidade não se limita apenas às contratações de pessoas não brancas. A empresa investe em iniciativas que buscam construir um ambiente seguro para todos. É o caso do Programa de Diversidade & Inclusão, criado em 2018.

“Temos o compromisso empresarial e social de ampliar a representatividade dos mais diversos grupos minoritários na empresa. Sabemos que quanto maior a pluralidade em nossas equipes, maior será nossa capacidade de incluir e trabalhar com as diferenças, aumentando nosso potencial de inovar, de servir e de cumprir nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, explica a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

A empresa também distribui para colaboradores e fornecedores o Guia Sabin de Diversidade. A publicação traz o posicionamento e as diretrizes para um ambiente organizacional humanizado, acolhedor e de cuidado com as pessoas e reafirma o compromisso do Sabin de ampliar a representatividade dos mais diversos grupos minoritários na empresa. 

“No Sabin, investimos em equipes diversas, fortalecemos a empatia, coragem e disposição constante para o diálogo. Acreditamos em um ambiente livre de preconceitos e discriminação para que cada pessoa possa ser quem realmente é”, comenta o gestor regional do Sabin em Manaus, Fabiano Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *