DESTAQUEEDUCAÇÃO

Seduc e UEA firmam parceria para estimular interesse dos alunos por cursos de ciências exatas e tecnologia

Por meio do projeto, a infraestrutura dos laboratórios móveis da Academia STEM serão levados para dentro das escolas da rede pública estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio

Desenvolver nos estudantes do Ensino Médio o interesse pelos cursos de engenharia, ciências, tecnologia e matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é um dos objetivos do projeto “Academia STEM”. Para colocar a iniciativa nas escolas estaduais de Manaus, a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, reuniu-se com os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA).

A reunião aconteceu na sede da secretaria, por intermédio do procurador do MPT-AM, Jorsinei do Nascimento, que é um dos responsáveis pela articulação para que o projeto existisse no estado. Os coordenadores do Academia STEM junto a UEA, Jucimar Júnior e Adan Medeiros, fizeram uma apresentação de todo o conceito do projeto.

Com a parceria, o objetivo é levar a infraestrutura dos laboratórios móveis STEM para dentro das escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio. Assim, os alunos da rede pública estadual terão a oportunidade de receber formação profissional, com certificação, e podem ter os interesses potencializados pelas áreas de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção.

Para a secretária de Estado, Kuka Chaves, a iniciativa vem para somar com as demais ações da rede estadual nesse sentido. “Hoje, nós estamos implantando os laboratórios makers nas nossas escolas, que é um dos 13 projetos prioritários do Educa+Amazonas. Nossos laboratórios estão alinhados com a proposta que a infraestrutura STEM vai trazer para dar mais oportunidades aos nossos alunos”, destacou Chaves durante a reunião.

Academia STEM – Para chegar às escolas estaduais, o Pilar Atração do projeto é tornar o tema e as áreas STEM atrativas para os estudantes. Nesse sentido, a Secretaria de Educação é importante parceria para o processo, de acordo com o coordenador Jucimar Júnior. “Nós queremos não só divulgar essas áreas, mas dar oportunidade de que os jovens conheçam ferramentas que podem guiar a vida profissional e que estão em alta no mercado de trabalho”, afirmou.

O Projeto Academia STEM também desenvolve diversas ações online que podem ser acompanhadas através das redes sociais (@manostem e @acadstem) e do site stem.uea.edu.br

A Secretaria de Educação deve ficar responsável pela logística da instalação dos laboratórios móveis, com internet e segurança dos equipamentos. A EST/UEA, além da infraestrutura, levará profissionais capacitados para as formações, conforme apresentou Adan Medeiros, que é um dos coordenadores.

Pedagógico

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Hellen Matute, participou da reunião e vai trabalhar com a equipe pedagógica os ajustes necessários para que a parceria seja encaminhada e formalizada.

Fotos: Euzivaldo Queiroz | Seduc-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *