CULTURADESTAQUE

Cultura amazonense dá adeus a Sidney Rezende, o mineiro que revolucionou a toada de boi bumbá

Governador Wilson decretou luto oficial de três dias em homenagem ao artista, cujo corpo está sendo velado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro

Morreu neste sábado (09/04), o cantor, compositor e músico Sidney Rezende, de 65 anos. Mineiro de Juiz de Fora, Sidão, como ele era chamado na intimidade pelos amigos, chegou à Parintins na década de 1990 e revolucionou o ritmo da toada de boi bumbá.

Sidney Resende estava internado no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, desde o dia 1º de abril, após sofrer uma parada cardíaca, até esta madrugada quando faleceu, por volta das 5h. O velório está sendo realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, em horário a confirmar.

Sidney começou tocando toada com Paulinho Faria e logo em seguida ajudou a formar o regional Vermelho e Branco, grupo que comandou durante muitos anos. Compôs várias toadas que se tornaram clássicos do Festival Folclórico de Parintins, como por exemplo, “Andirá”, “No brilho da Lua” e “Pássaro Sonhador”. Ele também foi um dos responsáveis por revolucionar a sonoridade das toadas ao introduzir, na década de 1990, o violão dedilhado e o violão base.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial de três dias em homenagem ao artista e, em nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou profundamente a morte do músico.

“Lamento profundamente a morte de Sidney Rezende e desejo que Deus seja o alento a sua família e amigos. O seu legado para a cultura amazonense, em especial a do Festival Folclórico de Parintins, será imortal. Ficamos à espera do nosso reencontro, por ocasião do retorno do Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o prefeito.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também divulgou nota de pesar pelo falecimento de Sidney Rezende.

A direção da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG), também divulgou nota de pesar pela morte do artista, onde lembra que, além de cantor, compositor, músico, produtor, Sidney Resende era sócio e torcedor do Boi Garantido.

“Gigante no talento e único em sua história, Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto, que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário”, diz um trecho da nota da direção.

Ainda na nota, a direção do Garantido afirma que “Sidney hoje é pranteado dos dois lados da festa. Sua chegada, há mais de três décadas, à Parintins resultou na mudança estrutural sonora de execução do ritmo parintinense”.

Em nome da nação vermelha e branca do folclore parintinense, a diretoria do bumbá Garantido lembra ainda que “de origem altamente percussiva, com Sidney Rezende a toada ganhou refinamento das cordas e a alegria dos ataques de metais. Sidão potencializou comercialmente nossa música. Por tudo isso, sua partida é “uma nota triste em meio a enorme partitura de sua existência”.

Tributos ao Sidney Rezende

Em Parintins e Manaus, músicos e levantadores de toada do Garantido vão realizar homenagens a Sidney Rezende. Os três eventos do Boi Garantido, nesse fim de semana, terão repertório em homenagem.

Em Parintins, no Ensaio Show da Batucada no Curral do Boi Garantido, neste sábado, a partir das 20h; em Manaus, no Ensaio Show Turbinado da Batucada no Almirante Hall, a partir das 17h e, em Santarém (PA), no domingo (10/04), na Casa Mota, a partir das 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *