DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Estudo mostra 80% dos parlamentares contrários às pautas ambientais foram reeleitos

Análise conclui que desempenho de deputados contra pautas favoráveis ao meio ambiente não interferiu na reeleição deles

Cerca de 80% dos 10 parlamentares que mais votaram medidas e apresentaram projetos de lei negativos à agenda socioambiental, tiveram êxito na campanha deste ano, o que demonstra que ter atuação desfavorável ao meio ambiente, aos povos indígenas e trabalhadores rurais foi um bom negócio para eles.

A bancada ruralista reelegeu 65% dos parlamentares que tentaram reeleição, mostra estudo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.

De acordo com o levantamento, o índice de permanência dos parlamentares antiambientais é maior do que o apurado para todos os deputados federais eleitos em 2018 que concorreram neste ano: dos 424 que buscaram se reeleger, 66% conseguiram, diz a Repórter Brasil, uma organização não-governamental vinculada à área de comunicação.

A análise dos políticos mais antiambientais foi feita com base no Ruralômetro 2022, uma ferramenta criada para avaliar a atuação socioambiental dos parlamentares. A pontuação individual de cada político foi aplicada à escala da temperatura corporal humana, podendo variar de 36º C a 42º C: quanto mais alta a temperatura, maior a “febre ruralista” do deputado.

Entre os reeleitos, quatro tiveram “febre ruralista” acima dos 40°C no Ruralômetro 2022, como é o caso de Lucio Mosquini (MDB-RO, 41,3°C), que foi autor de cinco projetos negativos para o meio ambiente na atual legislatura, fragilizando a fiscalização ambiental e abrindo brechas para beneficiar invasores de terras públicas.

O ex-delegado Éder Mauro (PL-PA, 40,9°C) é outro que ganhou mais quatro anos na Câmara, com discurso de campanha pautado por fake news de caráter moralista, sempre se posicionando de forma contrária ao meio ambiente e aos povos do campo.

Outro que ganhou mais um mandato foi o deputado Nicoletti (União-RR, 40,2°C), que vota sempre contra pautas ambientais e é autor de 3 projetos desfavoráveis para a causa. O deputado contata o Ruralômetro chamando de distorcida a análise que não representa “os interesses da sociedade e das populações diretamente atingidas pela regulamentação”.

O ex-policial rodoviário José Medeiros (PL-MT, 40,1°C) teve ajuda financeira dos ruralistas que acumulam multas ambientais para se reeleger. No seu histórico, o deputado tem projetos cujo propósito é fragilizar a fiscalização ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *