Notícias Corporativas

Indústrias adotam rolamentos adaptáveis a condições extremas

Os rolamentos para a indústria precisam suportar, muitas vezes, condições extremas, que podem reduzir a vida útil dos equipamentos. Na produção de aço, por exemplo, há grandes choques térmicos que acabam gerando corrosões e desalinhamentos nas máquinas, forçando a parada dos equipamentos e ocasionando perdas financeiras. A fabricação do papel, que também envolve bruscas variações de temperatura, corre riscos semelhantes. Como alternativa, estas indústrias estão adotando rolamentos que se adaptam às oscilações da operação.

De acordo com Tony Fierro, gerente de produtos da Timken, empresa desenvolvedora do sistema ADAPT, distribuído no Brasil pela Abecom, para minimizar tais impactos, o rolamento adaptável combina um rolamento em posição fixa com outro rolamento flutuante, que fica no lado oposto do eixo. Isso permite a movimentação do conjunto conforme as mudanças nas condições da operação.

Segundo Fierro, antes deste sistema, a indústria precisava calcular uma expectativa de movimentação do rolamento e do eixo durante a operação para que pudesse ter êxito em sua produção. Quando essas estimativas falhavam, o rolamento ficava torto, interrompendo todo o processo e gerando prejuízos.

Ainda de acordo com o gerente, os rolamentos adaptáveis têm aumentado a vida útil dos equipamentos em usinas siderúrgicas. Em uma destas empresas, o novo sistema triplicou o tempo de operação das máquinas sem interrupções.

Sobre a Abecom

Com sede em São Paulo e 60 anos de presença no mercado Industrial, a Abecom atua com foco na redução de custos e aumento da produtividade, através da venda de produtos e serviços de preditiva para manutenção. Atualmente, atende mais de 10 mil clientes e possui mais de 200 contratos de fornecimento em diversos segmentos industriais, que representam mais de mil plantas fabris. Além da matriz em São Paulo, a Abecom conta com mais 6 unidades de suporte e atendimento.

Para saber mais, basta acessar: https://www.abecom.com.br/