Notícias Corporativas

Como lidar com efluentes domésticos e industriais?

Além de contar com a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica, o Brasil contém milhões de cursos d’água ao longo de um território quase continental. Apesar disso, a maioria dos rios do país apresenta altos índices de poluição, segundo um levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica. De acordo com o estudo, que analisou 90 rios brasileiros, nenhum deles apresentou qualidade ótima, com água limpa. 

De acordo com o estudo, o índice foi considerado ruim ou péssimo em 20,5% dos pontos de coleta, o que descarta a possibilidade de uso da água tanto para abastecimento como para irrigar plantações, como mostra uma publicação pelo G1. A pesquisa coletou mais de 600 amostras de água, em 16 estados. 

Ricardo Sales, diretor comercial da Limpa Fossa e Desentupidora – empresa que atua em São Paulo (SP), interior e litoral -, afirma que o descarte incorreto de efluentes é um dos principais contaminantes de cursos d’água.

Sales conta que os efluentes são divididos em dois tipos: domésticos e industriais. Segundo ele, o processo de destinação correto para ambos os tipos é a contratação de uma empresa gerenciadora de resíduos licenciada pelos órgãos ambientais, capacitada para destinar os efluentes para estações de tratamento – que também devem ter a autorização das agências reguladoras para operar.

Efluentes domésticos e industriais têm características e fins diferentes

Os efluentes domésticos são caracterizados pela fonte de emissão, como sanitários, pias, tanques e caixas de gordura, explica Sales. “Os efluentes industriais, por sua vez, são caracterizados através de análise de laboratório, identificando tipos de sedimentos, óleos e graxas, além de metais pesados, entre outros”, pontua. “Após essa análise, define-se a linha de tratamento ideal”, acrescenta.

O especialista esclarece que os efluentes domésticos podem ser destinados à rede pública de coleta quando disponível. Quando não existe rede de coleta disponível, é necessário construir reservatórios como fossas sépticas para acomodar os efluentes e destinar, quando necessário.

“Já os efluentes Industriais, provenientes de limpeza, rejeitos, cozinhas industriais e ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes) compactas, por exemplo, têm que atender às obrigações legais junto aos órgãos ambientais reguladores”, complementa.

Sales também explica que as ferramentas mais utilizadas para destinação de efluentes são caminhões equipados com tanques certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “Os caminhões são utilizados para a acomodação do efluente, além de bombas de sucção com mangotes resistentes, minimizando o contato de operadores com os resíduos”.

Políticas públicas promovem destinação correta de poluentes

Questionado a respeito da situação do Brasil no que tange à destinação sustentável e ecologicamente correta de efluentes, o diretor comercial da Limpa Fossa e Desentupidora destacou que o país tem uma vasta legislação no que diz respeito à questão de destinação de efluentes. 

“Apesar disso [legislação], o poder público pouco faz a respeito de incentivos e melhorias operacionais para empresas de saneamento. Exemplo disso é que não existe nenhuma estação de tratamentos em toda a Grande São Paulo operada pelo poder público para receber e tratar efluentes de forma gratuita, ou por um baixo custo”, reporta.

“As poucas estações de tratamentos que recebem efluentes são privadas e envolvem um alto custo. Para se ter ideia, elas representam o segundo maior custo operacional para as empresas, perdendo apenas para os combustíveis”, acrescenta Sales.

Nesse sentido, prossegue o especialista, são necessárias políticas públicas para a redução de custos operacionais, fiscais e tributários para empresas de saneamento e estações de tratamento. “Políticas públicas assertivas são um passo para incentivar a destinação correta de resíduos poluentes, reduzindo de maneira considerável o descarte irregular de efluentes no meio ambiente”, conclui Sales.

Para mais informações, basta acessar: https://limpafossaedesentupidora.com.br/