Notícias Corporativas

Limpeza corporativa pode reduzir até 80% a probabilidade de propagação de vírus

O local de trabalho faz parte do dia a dia de diversas pessoas, e segundo as informações disponibilizadas pelo Valor Econômico, a jornada de trabalho no período de junho de 2020 a maio de 2022 está 3,9% maior do que a média registrada em 2019. Com esse dado, é possível observar que cada vez mais a frase “pessoas passam mais tempo trabalhando do que em suas próprias casas” está próxima da realidade. Então, para cuidar da saúde e eficiência dos colaboradores, é muito importante cuidar da limpeza dentro do ambiente de trabalho.

Diversas pessoas acreditam que uma limpeza é apenas a ausência de poeira e pó nas superfícies, mas na verdade, a limpeza vai muito além disso. O ambiente de trabalho pode ser um proliferador de doenças por diversos motivos, dentro de uma empresa, segundo a ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), existem alguns locais com maior proliferação de germes e bactérias em ambientes coletivos, são eles: bebedouros, bandejas de refeitórios, pias, pratos de refeitórios, teclados e tampa de sanitários.

Segundo Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP), “Um local limpo, é um lugar higiênico, organizado, bem cuidado e livre de bactérias causadoras de doenças. E, além de cuidar da saúde dos colaboradores, pode trazer diversos outros benefícios como, por exemplo, o bem-estar dos colaboradores, trabalhos bem executados, maior vida útil dos equipamentos, conforto da equipe e causar uma boa impressão para clientes ou parceiros que acabam comparecendo ou frequentando o local.”

Importância de uma higienização correta

Existem diversos problemas que podem ocorrer com a falta de uma limpeza bem executada, a ABRALIMP informa que a falta de limpeza adequada pode causar o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, como asma, rinite e sinusite. Fora problemas mais sérios como contrair vírus e infecções. A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional também informa que uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, por esse motivo e para que os colaboradores de uma empresa trabalhem de forma segura e com eficiência, uma limpeza profissional no ambiente de trabalho se torna indispensável.

Contratação de uma empresa especializada

Com o aumento das jornadas de trabalho, também é importante o aumento do cuidado com a limpeza e higienização do local de trabalho. Para isso, uma empresa especialista em limpeza pode ajudar.

A contratação de uma empresa terceirizada também pode ajudar muito no rendimento dos colaboradores e economia da contratada, porque segundo a ABRALIMP, colaboradores doentes custam R$ 225,8 bilhões e corresponde a 7,7 dias perdidos de trabalho por profissional. E ainda, faltas não planejadas causam diminuição de 54% na produtividade e queda de 39% nas vendas de serviços aos clientes.

“Para evitar todos os problemas que uma limpeza mal executada pode causar, a contratação de uma empresa de limpeza é uma ótima opção. Uma empresa especializada promove treinamentos constantes para seus colaboradores, dessa forma capacitando suas equipes para a realização dos serviços com qualidade e excelência.”, diz Rui Monteiro.

Limpeza é Saúde

O Seac promove uma campanha voltada para empresas de todos os segmentos que se preocupam com a saúde das pessoas, e tem como objetivo relembrar que ambientes limpos impactam diretamente na saúde da sociedade.

Através dessa campanha, as organizações que contratarem uma empresa de limpeza profissional e demonstrarem interesse em fazer parte, adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade.