AGRODESTAQUEECONOMIA

Governo do Amazonas reúne grupo de trabalho para incentivar a valorização de produtos regionais

GT Preferência Regional foi formado no Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus, do qual o governo do Estado participa, por meio da Sedecti e outras secretárias

Integrantes do Grupo de Trabalho intitulado Preferência Regional, reuniram-se nesta quinta-feira (1º/12), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) para discutir estratégias do projeto, que tem como objetivo valorizar a comercialização de produtos regionais do estado do Amazonas.

O GT Preferência Regional foi formado no Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPA – ZFM), do qual o Governo do Estado participa, por meio da Sedecti e outras secretárias.

O chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Sedecti, Sandro Amazonas, salienta a importância do projeto e a participação do governo para fomentar a iniciativa.

“Desta forma, o Governo do Amazonas quer valorizar ainda mais os produtores regionais e promover mais emprego e renda no Estado”, define.

Fórum

Segundo o secretário executivo municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Gustavo Igrejas, o FOPA – ZFM, foi criado para diminuir o distanciamento histórico entre a prefeitura e o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). E entre as ações criadas para atenuar a questão, está o projeto Preferência Regional.

“Queremos estimular que a indústria e o comércio comprem da agroindústria local. A reunião aqui na Sedecti, foi a segunda que fizemos em busca de soluções e ações que venham estimular essas compras regionais, aumentando, assim, a geração de emprego e renda para esses importantes segmentos da sociedade”, evidenciou o executivo da Semtepi.

Além da Sedecti e Semtepi, participaram da reunião nesta quinta-feira, representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), Associação Amazonense de Supermercados (Amase), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas  (Fetagri) e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal  (Semacc).

Fotos: Ed Blair/Sedecti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *