Notícias Corporativas

Especialista em reformas dá dicas para renovar a casa para novo ano

Para reformar os ambientes e trazer novos ares para a casa com a chegada do novo ano não é preciso fazer obras grandes e trabalhosas. É possível dar uma cara nova e mais moderna ao lar com pequenas mudanças que além de rápidas, se adaptam ao orçamento.

Oslaine Bandeira, gerente de marketing e branding das marcas Deca, Hydra, Portinari, Ceusa e Durafloor, conta que existem muitas soluções para quem quer repaginar áreas internas e externas e começar 2023 diferente.

“Ficar mais tempo em casa se tornou uma tendência pós-pandemia, com o sistema de trabalho híbrido e o home office ainda em alta. Por isso, transformar os ambientes também segue como tendência. Reformar precisa ser uma ação positiva e quando bem planejada, com os produtos certos em mente, será fácil de executar”, explica Oslaine.

Uma das maneiras de deixar o banheiro com cara de novo é trocar a cuba e apostar em cores para cerâmicas e metais. “Para quem prefere um ambiente mais neutro, o branco é sempre uma opção perfeita, mas trazer cerâmicas coloridas ou metais com acabamentos diferenciados são apostas certas”.

Na cozinha, a dica também é cor. “A personalidade, neste espaço tão importante da casa, pode ser impressa em revestimentos, armários e bancadas. Torneiras em diferentes acabamentos podem ajudar a compor o ambiente, com harmonia estética e ousadia”.

Outra maneira simples é instalar piso laminado sobre revestimentos antigos ou que precisam de manutenção. “Eles são versáteis, possuem uma infinidade de padrões, cores e texturas, são fáceis de instalar e têm manutenção simples. Basta seguir as indicações e cuidados necessários com cada peça e você terá um novo ambiente moderno, novo e pronto para ser explorado”, afirma a especialista.

Para aplicar o laminado sobre cerâmica é necessário, primeiro, observar se a nivelação do piso foi feita de forma correta, para que não tenha ondulação ou desnível; desta forma, a instalação das lâminas é feita de forma simples, com encaixe entre as réguas.

O segundo passo é escolher uma manta de pelo menos 2 milímetros para impedir que infiltrações possam acontecer. Para reforçar o cuidado e a resistência à umidade, o material deve ser impermeabilizado e cobrir toda extensão do espaço que vai receber o piso.

Para dar um acabamento ainda melhor na reforma rápida da casa, os rodapés precisam ser instalados após a remoção das peças antigas da cerâmica. “O conforto térmico se adequa para qualquer clima, seja o calor do Norte e Nordeste ou as temperaturas mais baixas como na região Sul do Brasil”.

Se a ideia for investir um pouco mais e mudar a área externa ou dar uma repaginada em pisos e paredes, a dica é ficar atento na hora de escolher a cerâmica certa, segundo Oslaine. “É preciso atentar para a função de cada peça, acertando também nos requisitos técnicos, que vão garantir segurança para os usuários e durabilidade máxima, seja a aplicação destinada aos pisos ou paredes”.

Para uma casa, por exemplo, a Classe de Uso 1 indica o revestimento ideal para uso em paredes internas. A Classe de Uso 2 agrupa revestimentos cerâmicos para uso em paredes internas e externas. A Classe de Uso 3 é apenas para utilização em dependências residenciais internas, sem comunicação com o exterior.  A Classe de Uso 4 é para todas as dependências residenciais. A Classe de Uso 5, atende a todas as dependências residenciais de tráfego médio, quando pensamos em pisos, e a Classe de Uso 6 atende todas as dependências residenciais de tráfego intenso.