Notícias Corporativas

INTS faz mutirões para a promoção a saúde da população de SP, BA e CE

A Saúde Pública vai muito além das demandas emergenciais. Após mais de dois anos com um grande foco no combate à pandemia de covid-19 e suas consequências, agentes de saúde agora buscam resolver as demandas eletivas da população, que ficaram represadas. Para isso, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) criou uma grande campanha de mutirões para a promoção a saúde em cinco municípios onde possui unidades públicas sob gestão: Suzano, Itaquaquecetuba e Bertioga em São Paulo além de Salvador, Bahia e Caucaia, no Ceará.

A ação marca o ano em que a entidade realizou 400 mil atendimentos em mutirões nos cinco municípios, envolvendo diversas demandas, desde a vacinação, mamografias e demais exames de imagem, oftalmologia, psicologia e nutrição.

Segundo Alan Kertzman, diretor geral do INTS, as ações são de extrema importância na realidade de retomada que se aplica a estabilização da pandemia. “Durante mais de dois anos, imprimimos grande parte dos nossos esforços em ações visando o combate a pandemia. Muitos dos nossos atendimentos foram adaptados a telemedicina e alguns que não podiam ser viabilizados a distância, precisaram ser remanejados. Agora, é a hora de intensificar essa agenda de cuidados eletivos de promoção a saúde”, detalha.

Para Kertzman, os mutirões têm justamente esse foco: levar atendimentos eletivos e outros serviços de integração a saúde atendendo as demandas e especificidades de cada município. E as iniciativas têm sido um sucesso. Em todo o seu histórico de atuação, o INTS promoveu nas redes em que atua, quase 2 milhões de consultas em ações de promoção a saúde.

Em Salvador, a agenda de mutirões envolve principalmente ações de nutrição, saúde bucal, psicologia, oftalmologia, higiene básica, mamografia e saúde feminina. Já para São Paulo, são três principais ações: um projeto de atendimento gratuito em Boraceia; o Projeto Saúde Móvel, que realiza mutirões de ultrassonografia; e o Projeto Vascular, realizado na USF Jardim Susanópolis, em Suzano. Em Caucaia, Ceará, acontecem ações de nutrição, nas escolas públicas e abrigos.

Com essa série de mutirões, a expectativa da entidade é realizar diversos atendimentos no último mês do ano nos seis municípios impactados e zerar a fila de serviços de saúde pendentes.

Ação de Nutrição  

A ideia dessa ação é educar pessoas vulneráveis sobre uma boa alimentação, junto com a distribuição de kits para servir como orientação. O projeto é realizado em escolas públicas e abrigos de Salvador. A última edição envolveu mais de 150 idosos, que participaram da cultivação de hortas e receberam informações sobre a importância de uma alimentação saudável.

Ação de Mamografia

O programa leva orientação e informação às mulheres de comunidades carentes pertencentes ao grupo de risco (idade superior a 35 anos), realizando triagens, palestras, e oferecendo cartilhas abordando os aspectos gerais da doença, além de oferecer gratuitamente a realização de exames de mamografia digital.

Ação de Saúde Bucal

O INTS possui um consultório odontológico para o atendimento de crianças de 05 a 12 anos residentes da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além de palestras, também acontecem escovações monitoradas e distribuição de kits de higiene bucal. Também é feito o atendimento com atuação em casos de necessidade.

Projeto Vascular

A ação promove a avaliação preventiva das principais doenças vasculares bem como Insuficiência Venosa Crônica (varizes), Trombose Venosa Profunda (TVP), Pé Diabético, Doença Carotídea, Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) e Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA). O serviço pode acontecer em qualquer unidade onde se precise de médicos especialistas, e envolve consultas, exames e procedimentos complementares.