Notícias Corporativas

Anel de segmento, peça do motor, com defeito faz vazar óleo dos automóveis

O problema em uma simples peça traz consequências para o veículo. O motor de um carro é um equipamento bem complexo, funciona por conta do trabalho de diversas peças que atuam em conjunto, complementando funções

Apesar do tamanho reduzido, o anel de segmento é produzido com uma liga de aço misturada com carbono. Isso garante a resistência necessária para aguentar a pressão exercida pelo motor. O anel de segmento fica acoplado ao pistão nos motores a combustão, é responsável pela vedação do sistema. 

Quando o anel de segmento apresenta algum problema, acontece uma diminuição na potência do motor, aumentando o consumo de óleo e sofrendo com mudança nos gases que saem pelo escapamento. “Essa é uma peça extremamente importante para a saúde e o funcionamento do motor a combustão”, conta Leandro Freitas – diretor comercial  da Contagem Motorpeças.  

O anel de segmento possui três funções dentro do motor a combustão, controlar a quantidade de óleo nas paredes do cilindro, evitando que escape para a câmara de combustão. Assegurar a vedação do cilindro, impedindo, assim, que os gases da combustão cheguem ao cárter. E auxiliar no controle de temperatura do motor, facilitando a dissipação de calor entre o pistão e o cilindro.

De acordo com Leandro Freitas, são vários os motivos de deformações no anel de segmento, “Pode ser falta de manutenção, retífica incorreta,  falha de manuseio, lavagem do cilindro”, explica o diretor comercial  da Contagem Motorpeças.   

Ainda segundo Leandro, se for preciso trocar o anel, a escolha certa pode evitar problemas. Adquirir peças de baixa qualidade, compromete o funcionamento do motor, e traz mais prejuízos a longo prazo. “Por este motivo o consumidor precisa pesquisar a oficina que vai levar o carro, conferir as marcas das peças, e checar se a empresa é de confiança. É melhor gastar um pouco mais de tempo fazendo essa checagem, do que perder dinheiro no futuro”, relata Leandro Freitas.