CIDADANIA

Governo federal manifesta preocupação com indígenas do Amazonas durante reunião com governadores

Governador do Estado, Wilson Lima, que participou da reunião, disse que já está agendado um próximo encontro para tratar, especificamente, sobre qual vai ser o papel de cada um nessa questão

A situação dos indígenas do Amazonas também é motivo de preocupação do governo federal, após a crise humanitária identificada entre o povo Yanomami, no estado de Roraima. O assunto foi tratado durante a reunião de governadores, com a Presidência da República, realizada na sexta-feira (27/01), em Brasília.

De acordo com o governador Wilson Lima, que esteve presente ao encontro, que reuniu os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal, a preocupação partiu do próprio presidente Lula, que sinalizou com um caminho de diálogo com o Amazonas.  

“Eu tive uma conversa com o presidente Lula e ele me externou sua preocupação com a questão indígena no estado, levando em consideração que o Amazonas tem a maior população indígena do país. Então, ficou agendado para uma outra oportunidade, que vamos tratar, especificamente, sobre a questão indígena no Amazonas e entender, de forma muito pragmática, qual vai ser o papel do governo federal e também o papel do governo estadual nessas questões”, explicou Wilson Lima à imprensa após a reunião.

Wilson Lima pontuou que o governo do Amazonas tem a preocupação de fortalecer a execução de políticas públicas à população indígena do estado, a exemplo do trabalho já realizado pela Fundação Estadual do Índio (FEI), que tem um canal direto com esses povos, principalmente nas áreas de saúde, educação – com abertura de escolas indígenas – saneamento e infraestrutura de ramais, com iluminação pública, que dão acesso a áreas onde residem populações indígenas.

O governador do Amazonas explicou, ainda, que cada consórcio de estados teve a oportunidade de apresentar as suas demandas prioritárias à presidência. No caso do Amazonas, foram pontuadas as questões da trafegabilidade da BR-319, a proteção do modelo econômico Zona Franca de Manaus e a situação de desmatamento no sul do estado. Em todas essas demandas, Wilson Lima garantiu que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para um caminho de diálogo.

Ele também informou que a pauta principal e comum aos governadores diz respeito à recomposição tributária para evitar perdas de arrecadação nos estados. Segundo ele, só o Amazonas teve uma perda de R$ 1 bilhão e os estados da Amazônia tiveram aproximadamente R$ 5 bilhões.

Na reunião, o presidente Lula destacou que o encontro com os governadores teve como objetivo fazer com que o Brasil volte à normalidade no sentido do diálogo e respeito entre os poderes e reforçou que as portas do governo federal estarão abertas aos gestores públicos municipais e estaduais para discutir e avaliar projetos prioritários de interesses dos estados.

Amazônia e Amazonas

Uma das pautas prioritárias para o estado do Amazonas, segundo o governador Wilson Lima, é a defesa da Zona Franca de Manaus, algo que foi reforçado por ele durante o 1° Encontro do Fórum de Governadores de 2023, realizado na quinta-feira (26/01), dia anterior ao encontro com o presidente Lula. Durante a reunião também foi debatida a busca por alternativas econômicas para a região, que compensem perdas de arrecadação.

Além da Zona Franca, que corresponde a 70% da atividade econômica do Amazonas, com a geração de mais de 114 mil postos de trabalho e que contribuiu para que 98% da cobertura florestal no estado permaneça intacta, Wilson Lima destacou a pavimentação do trecho do meio da BR-319, entre os quilômetros 198 e 250, como ponto importante de discussão. A terceira prioridade listada, segundo o governador, é o combate ao desmatamento e outros ilícitos ambientais no sul do estado, salvaguardando as atividades econômicas desenvolvidas dentro da legalidade.

Fotos: Diego Peres / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *