CULTURADESTAQUE

Carnachoeira 2023 terá grupo Fundo de Quintal e outras 23 atrações em cinco dias de folia

Começa no dia 17 de fevereiro e só termina no dia 21, terça-feira gorda de carnaval, com um mix de atrações musicais, baile infantil, desfile de blocos carnavalescos e escolha da Rainha e Rei Momo

A prefeitura de Presidente Figueiredo divulgou nesta terça-feira (31/01) a programação oficial do Carnachoeira 2023, evento que volta a ser realizado no município, após dois anos suspenso por conta da pandemia da covid-19. “Serão cinco dias de folia. Começando na sexta-feira (17/02) e terminando na terça-feira (21/02), com 24 atrações – entre elas, o grupo Fundo de Quintal, a maior banda de pagode do Brasil, com 45 anos de história – que além de proporcionar lazer e entretenimento, à população e aos visitantes, vai movimentar a economia do nosso município”, anunciou a prefeita Patrícia Lopes, durante evento que reuniu o trade turístico, autoridades municipais e dirigentes de blocos carnavalescos.

Acompanhada dos secretários municipais de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira, de Planejamento e Finanças, Marden Santos, e de Turismo, Empreendedorismo e Comércio, Edvan Carias, a prefeita Patrícia Lopes explicou que o projeto do Carnachoeira 2023 foi pensado e elaborado pela prefeitura, com responsabilidade, ouvindo todos os segmentos envolvidos na sua realização, de modo que ele possa cumprir com os objetivos de fomentar a economia local, gerando emprego e renda.

“Teremos um evento bonito, organizado e de muitas oportunidades de diversão e alegria para nossa população e, para os turistas, que terão motivos de sobra para permanecer no nosso município, durante dos cinco de dias de Carnachoeira”, garantiu a prefeita.

Presente à solenidade de lançamento do Carnachoeira 2023, o presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Nascimento, destacou o trabalho de planejamento e organização do evento e, em especial, a maneira participativa com que o projeto do evento elaborado, com a participação de todos os atores envolvidos na sua realização.

“Não tenho dúvida de que esse será o melhor Carnachoeira de todos os tempos, porque os mais diversos segmentos da arte, cultura, entretenimento, trade turístico e poder público estão trabalhando juntos, de maneira coordenada e com transparência”, afirmou.

Falando em nome das forças de segurança pública, o comandante da 7ª Companhia Integrada de Polícia Militar, major Wener Vieira dos Santos, disse está sendo montado um esquema especial de atuação para o evento, com aumento efetivo da corporação, além e reforço nas equipes das outras forças, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, e que ações serão desenvolvidas de forma coordenada para garantir que os participantes possam se divertir com tranquilidade e segurança.

Durante os cinco dias, terão apresentações no Parque Corredeira do Urubuí, Praça da Vitória e na Vila de Balbina. Entre as atrações do evento, além do grupo Fundo de Quintal, estão os principais nomes do cenário musical do Amazonas e de Presidente Figueiredo.

A programação começa na sexta-feira, com o primeiro Grito de Carnaval, na Vila de Balbina, com a participação do grupo No Ritmo, a partir das 19h. No mesmo horário, começa a programação, na Praça da Vitória, com baile infantil, concurso de fantasia, brinquedos infláveis e distribuição de guloseimas.

No sábado, tem shows musicais com George Japa, Grupo Frente de Casa, bandas Oficial 80, Impakto, além do desfile das candidatas e candidatos ao título de Rainha e Rei Momo do Carnachoeira. Toda a programação será na Praça da Vitória, começando as 19h.

No domingo, tem programação durante o dia, a partir das 11h, no Parque Urubuí, com DJ Pedro Diaz, bandas Cacildis, Tik Xote e desfile dos blocos carnavalescos, na passarela do samba (avenida Sucupira), a partir das 18h. A partir das 20h, começarão os shows na arena da Praça da Vitória, com DJ Jairo, bateria da Escola de Samba Aparecida, banda Feras do Forró e Guto Lima.

Na segunda-feira gorda de carnaval, tem a atração nacional. O grupo Fundo de Quintal, se apresenta no palco da arena da Praça da Vitória, à noite. Com 45 anos de história no samba, mais de 25 discos gravados, o grupo se tornou ao longo dos anos uma das maiores referências do gênero, em especial no pagode. Mas, desde as 11h, tem folia, no Parque Urubuí, com show do DJ Pedro Diaz e, na sequência, vão subir ao palco, Débora do Arrocha, Afonsinho Linhares, Rafaela Magalhaes e Rogerinho da Bahia.

Além do grupo Fundo de Quintal, também vão subir ao palco da Praça da Vitória, na noite de segunda-feira, os itens oficiais dos bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, Edmundo Oram e Israel Paulain, que farão um “duelo dos bumbás” e mais Uendel Pinheiro e banda Já Kero.

Na terça-feira, a programação do Carnachoeira recomeça às 11h, no Parque do Urubuí, com shows do DJ Pedro Diaz, As Patroas, banda Belo Encontro e Kadu Almeida.  A noite, a partir das 19h, tem apuração do desfile dos blocos carnavalescos, apresentação da bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, grupo Calçada e a banda Os Embaixadores.

“Esse será o maior Carnachoeira da história de Presidente Figueiredo”, garantiu o secretário de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira.

O secretário Marden Souza, informou que a prefeitura lançou chamada pública, para que os donos de hotéis, pousadas e resorts possam participar do custeio do evento, e também editais de patrocínio, para ampliar a parceria com a iniciativa privada, além de apoio governamental na composição geral dos custos com a infraestrutura do evento.

“Trabalhamos com planejamento, para que pudéssemos lançar o Carnachoeira 2023, com tempo hábil para trabalhar a divulgação e, com isso, atrair parcerias na composição geral dos custos do evento e, ainda, permitir que o trade pudesse trabalhar comercialmente o produto”, destacou o secretário

Edvan Carias, titular da Semtec, se disse confiante de que o Carnachoeira 2023 será um sucesso de público, com impactos significativos na economia do município. “Estamos vivendo um momento único para economia. A gestão executou as obras estruturantes que se faziam necessárias para retomada do calendário festivo do nosso município e, começaremos a colher os frutos dos investimentos realizados”, afirmou.

O presidente da Associação Folclórica Carnavalesca Figueiredense (Afcaf), Deyvson Partryk, agradeceu a prefeita Patrícia Lopes pela confiança e oportunidade dada a entidade, de participar diretamente da organização e da definição do formato do desfila dos blocos carnavalescos, que este no terá a participação de cinco blocos do grupo especial e dois do grupo de acesso.

Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha – Dircom/PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *