DETRANENTRETENIMENTO

Criançada lota a Praça da Vitória em baile e concurso de fantasias, no primeiro dia do Carnachoeira 2023

Enquanto os pequenos se divertiam na sede, na Vila de Balbina, a Rainha do Carnachoeira recebeu a chave da cidade das mãos do vice-prefeito Anderson Leal e decretou o início das folias de Momo

A abertura do Carnachoeira 2023 foi, como diz o tema, um mix de alegria, para todos os públicos e em todos os ritmos. A partir das 19h, tanto na Praça da Vitória, na sede de Presidente Figueiredo, quanto na Vila de Balbina, o segundo maior distrito do município, predominou a descontração, alegria e diversão, próprias do reinado de Momo.

O pontapé inicial foi dado pelo vice-prefeito Anderson Leal, que fez entrega da chave da cidade à atual Rainha do Carnachoeira, Ju Trindade, que está no posto desde 2018, ao lado do Rei Momo Eglison Gomes, os dois são representantes do bloco carnavalesco “Tô Gostando Dela” (TGD), da comunidade Santa Cruz.

Ao passar a chave da cidade aos monarcas do Carnachoeira, Anderson Leal falou da satisfação do retorno do carnaval, depois da pandemia da covid-19.

“Estar retomando o carnaval, iniciando aqui por Balbina e, entregando a chave da cidade à rainha do Carnachoeira, é momento de muito simbolismo e emoção. Teremos cinco dias de muita festa e, preparamos tudo para que seja o maior carnaval da história de Presidente Figueiredo, até então “, garantiu.

Enquanto os adultos “brincavam” o carnaval, no estacionamento do Centro Comercial de Balbina, ao som de marchinhas, sambas de enredo antológicos, forró, frevo e até funk, marcando assim o início do período das folias de Momo, acontecia, na Praça da Vitória, na sede de Presidente Figueiredo, o “Carnachoeira infantil”. A criançada, na sua maioria, usando a fantasia do seu personagem favorito, era pura alegria e diversão.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), teve brincadeiras, desfiles de fantasias com direito a faixa e troféus aos ganhadores, brinquedos infláveis, danças, músicas, pinturas, e distribuição de guloseimas.

O evento foi dedicado à criançada, mas, agradou, e muito, aos papais, avós, tios e outros adultos que acompanharam seus pequenos foliões. Na opinião unanime dos acompanhantes, a prefeita Patrícia Lopes e o prefeito Anderson Leal “marcaram o gol de placa”, com a retomada do baile infantil durante o Carnachoeira.

“Eles estão resgatando a essência do verdadeiro carnaval, no coração dos munícipes e permitindo a todos nós que, estamos aqui, que possamos registrar novas e belas memórias na nossa vida”, afirmou Lucia Cleide de Lima.

Laiane Sousa Alcântara, 33 anos, vendedora disse que a população “sentia falta de eventos para as crianças” e que, assim que soube do baile infantil e do concurso de fantasia, inscreveu a filha no desfile, “para que ela pudesse ter memórias desse dia”.

“o evento está lindo, divertido, organizado e seguro, como tenho certeza que será em todos os outros deste Carnachoeira 2023, afirmou Ruth Santos Gomes, servidora pública, que acompanhava a filha Ana, de quatro anos.

Os grandes vencedores do concurso de fantasia Kids, foram: Maria Fernanda Carneiro, de 11 anos, com sua Malévola; Emanuele Carvalho, com a fantasia de Sinhazinha de Caprichoso e Garantido; e Mayse Vitória, com sua Arlequina. Os campões receberam troféus, medalhas e brinquedos de presente.

Pelos cálculos da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Integração (Semopi), que esteve na retaguarda, atuando na segurança e apoiando a organização, cerca de 1,2 mil pessoas, passaram pela Praça da Vitória, durante as três horas do evento.

Fotos: Paula Oliveira e Tamyres Cunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *