DESTAQUEPOLÍTICA

Primeira mulher a assumir a prefeitura de Manaus, Yomara Lins destaca representatividade no cargo

Entre sexta-feira gorda de carnaval e a quarta-feira de Cinzas, a vice-presidente da CMM, esteve interinamente no cargo, na ausência do prefeito e do presidente do legislativo municipal

A atuação feminina na política ganhou mais um capítulo histórico na capital amazonense, durante as comemorações das folias de Momo. De sexta-feira (17) até quarta-feira (22), Manaus teve, pela primeira vez, uma mulher no comando do Executivo Municipal. A vereadora Yomara Lins (PRTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi prefeita, em exercício, justamente num período conturbado pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade provocando grandes transtornos na vida do cidadão manauara e que exigiram grande mobilização do poder público.

Para a vereadora, que está no primeiro parlamentar, assumir o comando da cidade, mesmo que por um curto período de tempo, foi de momento de grande representatividade e importante para motivar outras mulheres a se fazerem cada vez mais presentes na vida pública, além de participarem efetivamente de ações que têm impacto direto na vida das pessoas.

“Como prefeita em exercício, foi uma satisfação contribuir para construirmos, juntos, o futuro da cidade de Manaus. É dessa forma, que entendo que as mulheres têm uma importante contribuição para dar à política. A presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceitos e promovido grandes mudanças”, afirma Yomara Lins.

Durante a interinidade do cargo de prefeita da capital, Yomara Lins esteve quase todos os dias em locais públicos onde, visitando obras de grande impacto na vida da população, como por exemplo, a de recuperação do trecho interditado da Djalma Batista, principal via de escoamento do trânsito entre centro e bairros, que recebeu duas novas redes de drenagem, além de aterro e recuperação do asfalto.

E também, vistoriou as obras de reformas da feira municipal São Francisco, localizado no bairro do mesmo nome, e do mercado municipal Carneiro da Mota, no Morro da Liberdade, ambos na zona Sul da capital. Esteve em diversos bairros afetados pela chuva, conversou com os moradores e deu andamento as demandas apresentadas.

O ineditismo de ter uma mulher no comando da prefeitura de Manaus, repercutiu entre vereadoras, colegas de parlamento de Yomara Lins.

A vereadora Glória Carratte (PL), parlamentar que está em seu sexto mandato e já ocupou diversos cargos na mesa diretora da Câmara, destaca que as mulheres têm a capacidade necessária para desempenhar diversas atividades, inclusive no meio político, que ainda é, em sua maioria, composto por homens.

“As mulheres já demonstraram ter qualificações como as de qualquer homem. E além disso, por sua própria natureza, também possuem uma visão mais ampliada e sensível às causas da sociedade. Dessa forma, tenho certeza que nós mulheres estamos aptas a ocupar os mais diversos cargos ou profissões, inclusive os cargos políticos”, disse a parlamentar.

Para a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), momentos de empoderamento feminino históricos, como o de uma mulher assumir a prefeitura de Manaus, pela primeira vez, deve, sempre, servir de exemplo.

“É importante que isso sirva de alerta para que outras mulheres comecem a perceber que nós podemos estar nesse espaço de poder. É muito importante que a gente seja um espelho, para que outras mulheres se vejam com a mesma possibilidade de exercer um mandato majoritário”, afirma.

Para autônoma Maria das Graças, ter uma vereadora no comando do Executivo Municipal deixa claro que o lugar da mulher é onde, de fato, onde ela quiser.

“Estamos acostumadas a ver a política dominada por homens. Quando vemos uma mulher ocupando um grande cargo é que temos a noção de que sim, podemos chegar, estar, onde a gente quiser”, enfatizou Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *