DESTAQUEEDUCAÇÃO

Mais de 2 mil alunos da rede pública de ensino no Amazonas ingressam no ensino superior este ano

Universidade estadual foi a que recebeu o maior número de estudantes egressos de escola pública, um total de 1,1 mil, enquanto 914 ingressaram na Ufam e Ifam pelo Sistema de Seleção Unificada

Mais de 2 mil alunos egressos da rede estadual de ensino ingressarão no ensino superior em 2023, nas universidades públicas do Amazonas. As aprovações são resultadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), além dos já aprovados para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

O tão aguardado ingresso ao ensino superior se tornou uma realidade para 1.193 estudantes da capital e 851 discentes do interior, que finalizaram o Ensino Médio nas escolas da rede pública, em 2022.

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, o resultado demonstra a seriedade em que o governador Wilson Lima e a Secretaria de Educação lidam com a política de valorização da educação no Amazonas. A titular da pasta destacou, ainda, que o crescimento das aprovações é reflexo da qualidade do ensino, bem como da dedicação dos professores da rede.

“Os incentivos ao ensino público e à atuação de toda a comunidade escolar têm levado a rede estadual a obter, cada vez mais, melhores resultados nas aprovações no Ensino Superior. Fruto do compromisso em proporcionar uma educação de qualidade não apenas na capital, mas para todos os municípios do Amazonas”, enfatiza Kuka Chaves.

No total, pelo Sisu, na capital, 637 alunos foram aprovados, sendo que 16 alunos são da 2ª série do Ensino Médio. Já no interior, foram 277 aprovações para as duas instituições federais do Amazonas, sendo 11 alunos também da 2ª série do nível Médio. O resultado do Sisu foi divulgado, na última semana, no dia 28 de fevereiro.

Além das aprovações no Sisu, mais de 1.130 alunos egressos da rede pública já tinham sido aprovados no vestibular e SIS da UEA, divulgado em janeiro deste ano.

Capital

Em Manaus, a rede estadual está dividida em sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). Entre as aprovações da UEA e do Sisu, as áreas com maior número de aprovados compreendem as zonas centro-oeste e norte da cidade, nas Coordenadorias 6 e 3 respectivamente.

Nas escolas da CDE 6, foram 289 aprovações, enquanto na CDE 3 foram 258. As duas áreas somaram 547 aprovações.

Na zona leste, da CDE 5, foram 162 conquistas. Na CDE 2, que possui escolas entre a zona sul e centro-sul, foram registradas 161 aprovações. Na CDE 7, foram contabilizados 150 aprovados. Já a CDE 1, registrou 108 aprovações e, na CDE 4, responsável pelas escolas da zona Oeste,  foram 65.

Interior

No interior do Amazonas, somam-se 851 aprovações no vestibular e SIS da UEA e ingressos na Ufam e Ifam (Sisu).

Os municípios de Beruri, Boca do Acre, Envira, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manicoré e Parintins, tiveram 11 estudantes aprovados no Sisu, mas que ainda cursam a segunda série do Ensino Médio, e poderão se matricular, caso concluam as avaliações da 3ª série.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *