CULTURADESTAQUE

Programação especial marca as comemorações dos 38 anos do Museu do Homem do Norte

Localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, o espaço apresenta uma visão da amplitude cultural da região Norte do Brasil

Com 38 anos de história, mais de 2 mil itens em exposição e um acervo repleto de singularidades da cultura nortista, o Museu do Homem do Norte, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, Distrito Industrial, celebra sua vitalidade nesta terça-feira (14/03), das 9h às 15h, com uma programação especial com apresentações do Grupo Amazônidas, em ritmo regional de toada, com dançarinos e os bois bumbás, além de uma aula expositiva, explorando o universo amazônico.

Inaugurado no dia 13 de março de 1985, na avenida Sete de Setembro, Centro, o museu é administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) e tem como missão dar uma visão da amplitude cultural regional do Norte do Brasil.

De acordo com a gerente do Departamento de Museus da secretaria, Márcia Fernandes, o espaço é parte importante da cultura amazonense. Com objetos adquiridos ao longo dos anos, o acervo reúne a essência do nortista.

“Ele traz inúmeros objetos adquiridos no decorrer dos anos. O acervo é diverso, assim como o Homem do Norte e esse espaço cultural carrega grande representatividade e história, é a essência do povo representada por hábitos, ritos, indumentárias e peculiaridades”, afirma

A comemoração conta com programação musical do Grupo Amazônidas, às 13h30, para recepcionar de forma especial o público visitante, bem como aula expositiva, às 14h, com o professor Nogueira e alunos dos cursos de história, antropologia e sociologia da universidade Uniasselvi.

Visitação

As visitações ao Museu do Homem do Norte acontecem de terça a sábado, das 9h às 15h. Mais informações sobre o espaço cultural podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam ou no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Fotos: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *