AMAZONASESPORTE

Final da 1ª Copa Presidente Figueiredo de Futsal reúne 26 equipes da sede e zona rural do município

Competição organizada para ocupar crianças e jovens figueiredenses, durante as férias escolares, reuniu 41 times e mais de 400 jogadores, com idade entre 9 e 20 anos, da sede e zona rural

Depois de um mês e meio de competição a 1ª Copa Presidente Figueiredo de Futsal chega à final, neste sábado (18/03), a partir das 14h, na Quadra Poliesportiva Augusto Nobre, localizada na rua Itaúba, s/n, bairro Morada do Sol. Dez equipes vão disputar o terceiro lugar e 16 vão se enfrentar em busca do título de campeão. Estão na final, equipes do projeto social “Bate Bola”, da Vila de Balbina, da sede e da comunidade Canoas (km 139 da BR 174).

A competição, iniciada no dia 4 de fevereiro, reuniu 41 times, formados por atletas com idade entre 9 e 20 anos, sendo a maioria estudantes da rede pública de ensino, vindos de diversas comunidades da sede e zona rural do município. As disputas se deram em oito categorias. Da sub-9 a sub-15, apenas masculino e, da sub-17 a sub-20, masculino e feminino.

“Nosso objetivo de promover a sociabilização, tirar da ociosidade crianças e adolescentes durante o período de férias escolares, além de fomentar a pratica esportiva nesse público, foi plenamente alcançado”, afirma o coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Robson Eloi, que também coordenou a competição.

Foram realizados, durante a competição, 108 jogos, com a participação de equipes da sede de Presidente Figueiredo e mais projeto “Bate Bola” da Vila de Balbina, comunidade São Jorge, localizada no Ramal da Morena (Km 23) e comunidade Cristo Rei (km 28), as duas na AM0240 (Estrada de Balbina), Ramal do Pacu (Km 120) e Canoas (km 139), na zona rural do município.

Os atletas das equipes, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, vão receber troféus e medalhas.

A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Aury Nascimento, destaca a importância de fomentar a prática esportiva entre crianças, adolescentes e jovens. E afirma que, sempre que possível, as ações devem ser realizadas em parceria com a escola, como vem sendo feito em Presidente Figueiredo.

“Os ganhos vão além da saúde, pois o estudante que pratica esportes, consegue lidar melhor com o estresse, tem uma concentração melhor, além de aprender a ter disciplina, desenvolver habilidades socioemocionais, que serão requisitadas ao longo de sua vida adulta, como trabalhar em equipe, ter empatia e exercer a liderança. Garantir a prática esportiva é uma maneira de garantir a cidadania porque, em muitos casos, é o esporte que vai impedir que um adolescente siga por caminhos impróprios, como o uso de drogas, e também pode ser uma ferramenta eficiente para que ela saia desse universo”, afirma a titular da Semjel.

Fotos: Igor Rabello/Dircom/PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *