CIDADANIADESTAQUEPOLÍTICA

Prefeita de Presidente Figueiredo estabelece canal de diálogo e futuras parcerias com lideranças do povo Waimiri-Atroari

Patrícia Lopes se reuniu com o cacique Mario Parywe, líder geral do povo Waimiri-Atroari e com o coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari, Marcelo de Sousa Cavalcante

A prefeita Patrícia Lopes acaba de ter uma postura de vanguarda na relação entre os gestores de Presidente Figueiredo, em 41 anos de história do município, e o povo Waimiri-Atroari que habita uma grande área do território de Presidente Figueiredo e Novo Airão, no Amazonas, e de Rorainópolis, no estado de Roraima.

Nesta quinta-feira (16/03), a prefeita de Presidente Figueiredo se reuniu com o cacique Mario Parywe, líder geral do povo Waimiri-Atroari e presidente da Associação Comunitária Waimiri-Atroari (ACWA) e outras lideranças das 81 aldeias, onde vivem os indígenas da etnia, para colocar a administração municipal à disposição dos Waimiri-Atroari, povo que, durante a construção da BR-174, nos anos 1970, foi praticamente dizimado, em um dos capítulos mais tristes da história do Brasil.

A reunião foi intermediada pelo coordenador do programa de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari, Marcelo de Sousa Cavalcante e aconteceu na sede do programa, localizada na avenida Mario Ypiranga Monteiro, em Manaus. O programa é fruto de um convênio entre as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), firmado, a partir da construção da Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, para mitigar os impactos ambientais gerados à comunidade Waimiri-Atroari.

“Foi uma agenda muito importante e enriquecedora, que me permitiu conhecer mais de perto as demandas e as expectativas dos índios Waimiri-Atroari e reafirmar meu compromisso com a defesa dos direitos humanos e dos povos tradicionais. Como gestora, tenho a responsabilidade de garantir que, todos tenham acesso a uma vida digna e justa, sem discriminação, violência ou exclusão. E isso só é possível quando há diálogo, respeito e solidariedade”, afirmou Patrícia Lopes.

Para o coordenador do programa, Marcelo Cavalcante, foi uma reunião muito proveitosa e deixou os indígenas bastante satisfeitos com a iniciativa da prefeita Patrícia Lopes. Durante o encontro, os indígenas relataram algumas dificuldades que enfrentam, especialmente, na área da saúde, e ficou acertado que vão se reunir para elaborar uma pauta comum de todas as aldeias para entregar à prefeita.

“No povo Waimiri-Atroari todas as decisões são tomadas em colegiado, ouvindo os caciques de todas as aldeias”, explica Marcelo Cavalcante, destacando que o encontro foi para estreitar os laços e abrir um canal para futuras parcerias, em projetos de interesses em comum.

“Além de inédita, foi muito importante a iniciativa da prefeita de estender às mãos ao povo Waimiri-Atroari, colocando as ações e políticas públicas da gestão municipal à disposição da comunidade”, destaca o coordenador do programa de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari.

Na oportunidade, Patrícia Lopes anunciou que os Waimiri-Atroari terão um espaço reservado, de grande visibilidade, no novo mercado municipal, onde poderão comercializar seu artesanato, que tem na pulseira Waryma Kaha, feita em fibra de arumā, uma das peças mais tradicional e conhecida internacionalmente.

Fotos: Divulgação/Dircom-PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *