MANAUS

Dia do Marceneiro: ADS destaca o papel dos trabalhadores na fabricação de mobiliário para escolas públicas

Profissional trabalha a madeira de modo artístico, como objetos decorativos e funcionais

Neste dia 19 de março, Dia do Marceneiro, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca o trabalho desse profissional que tem papel fundamental na cadeia produtiva dos móveis utilizados nas escolas públicas estaduais com madeira legalizada, por meio do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove). 

Com mais de 40 anos de experiência, sendo 16 fabricando móveis escolares, o marceneiro de Manacapuru, José Tenório de Oliveira, de 70 anos, conta que seguiu a mesma profissão de seu pai. Após aprender as primeiras técnicas em casa, ainda na adolescência, ele decidiu se especializar. Hoje, parte do mobiliário presente nas 617 escolas estaduais passou pelas mãos dele, como quadros brancos, armários, mesas e cadeiras para salas de aula e refeitórios. 

José Tenório trabalhou por 19 anos como técnico agrícola, mas, em 2006, o marceneiro voltou à ativa e abriu seu próprio negócio. Como empreendedor e sustentando sua família com a movelaria, o trabalhador já passou pelos estados do Piauí e Roraima até retornar à Princesinha do Solimões para, então, fabricar móveis sob encomenda e alavancar o sucesso. 

Ao lado da esposa Cleonissa Ferreira da Silva, foi por meio do Promove, executado pela ADS em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que a família conquistou o sonho de criar uma linha de produção e trabalhar em larga escala. “Antes o mobiliário escolar era comprado fora e com o Promove é comprado dentro do próprio estado. Com isso, a ADS, a Seduc e os marceneiros promovem o desenvolvimento local”, disse. 

Criado há 14 anos, o Promove gera oportunidades aos trabalhadores que utilizam como matéria-prima a madeira legalizada para a fabricação do mobiliário escolar. O programa possui 46 empresas moveleiras credenciadas em 20 municípios amazonenses. 

O chefe do departamento de negócios florestais, Jardel Luzeiro, destaca que o programa gera baixo impacto ao meio ambiente e tem proporcionado mais qualidade de vida aos marceneiros. “É um programa que vem sustentando há anos essas famílias e é uma inserção constante com as novas adesões que ocorrem a cada ano. O interessante do programa é que ele é aberto a todo e qualquer marceneiro que apresente as exigências legais do edital, explica. 

Sobre a profissão

Apesar de serem confundidos com os carpinteiros, os profissionais possuem funções diferenciadas e específicas. A carpintaria é voltada à produção industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil. Já a marcenaria possui processos mais artísticos e mais detalhistas e é voltada à fabricação de móveis planejados. 

Profissional dedicado a trabalhar a madeira de modo artístico, como objetos decorativos e funcionais, o marceneiro pode ser considerado também um artesão. Outra característica importante é a utilização da madeira de alta qualidade, como jatobá, angelim e outras espécies nativas da região.

Na oficina ou ateliê, os marceneiros utilizam ferramentas específicas para transformar a madeira em móveis e executar o acabamento nas peças, como é o caso de lixas e formão. Também cabe a esses profissionais o trabalho de finalização da madeira, seja com tinta, verniz ou outras técnicas de acabamento, como a marchetaria, decoupage e pátina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *