MANAUSPOLÍTICA

Caio André diz que falta de saneamento básico nos bairros de Manaus é um grave problema de saúde pública

Presidente da Câmara apresentou no plenário da Casa resultado de estudo que mostra Manaus há 10 anos no ranking das cidades brasileiras com pior saneamento

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), comentou, nesta segunda-feira (20/03), o resultado de um estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados. O relatório aponta que Manaus está, há uma década, entre as 20 cidades com pior saneamento básico, em um ranking que analisa o serviço nos 100 maiores municípios do Brasil.

Ao destacar o dado, Caio André fez um alerta à população e à Prefeitura de Manaus. O parlamentar lembrou que, na capital amazonense, o serviço de água e esgoto é concedido à empresa Águas de Manaus desde 2018.

“O serviço que a empresa vem desempenhando está muito aquém do que foi acordado no contrato e a cidade de Manaus continua padecendo, no que concerne ao tratamento e coleta de esgoto. Isso é muito triste por ser uma questão de saúde pública”, disse o presidente da CMM.

A insatisfação com os serviços da empresa Águas de Manaus por parte da população, somada às diversas denúncias recebidas na CMM contra a concessionária que presta o serviço, foi o que motivou os vereadores a instalarem uma Comissão Especial Parlamentar de Inquérito (CPI).

“A empresa Águas de Manaus está cobrando 100% de taxa de esgoto na cidade, onde apenas 25,4% da população tem acesso à coleta de esgoto. Desses 25,4% do sistema de esgoto, 19% foi construído pelo poder público, através de políticas públicas. A população de Manaus já pagou por um serviço, que agora está sendo cobrado novamente”, afirmou Caio André.

CPI da Águas de Manaus

Presidida pelo vereador Diego Afonso (União Brasil), a CPI elegeu, na tarde desta segunda-feira (20/03), o vereador William Alemão (Cidadania) como vice-presidente; e Rodrigo Guedes (Podemos), como relator.

O objetivo da CPI é vistoriar o trabalho executado pela concessionária, como a cobrança de taxa de esgoto em locais que não têm o serviço, além de reajustes feitos pela empresa.

Foto: Emerson França – Dicom/CMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *