CIDADANIADESTAQUEMEIO AMBIENTE

Projeto garante água tratada para comunidades ribeirinha, rurais e indígenas do Amazonas

Projeto Água Boa da Cosama prevê a implantação de sistemas simplificados de coleta e tratamento de água bruta, que pode ser captada de manancial superficial ou subterrâneo

Implantado pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), o projeto Água Boa vem transformado a vida de comunidades ribeirinhas do Amazonas com a oferta de água tratada. O projeto tem a parceria da defesa civil do estado, Unicef e de prefeituras municipais e já beneficia 33 comunidades do estado, beneficiando diretamente 205 mil pessoas.

Já foram investidos um total de 3,5 milhões na implantação de sistemas simplificados de coleta e tratamento de água bruta, obedecendo o padrão de potabilidade da água para consumo humano, editada pelo Ministério da Saúde, para atender populações ribeirinhas, rurais e indígenas sem acesso à água tratada.

A Comunidade de São Sebastião, zona rural de Manaus é atendida e os moradores relatam que a implantação do Água boa vem transformando o dia a dia dos comunitários.

De acordo com Nilce Farias, de 56 anos, moradora e líder comunitária, a realidade antes da chegada do projeto era difícil.

“Nós não tínhamos água para beber e nem para lavar louça e roupa. Hoje nós temos a água para o consumo e diminui a nossa preocupação de buscar água no Porto, lavar roupa, tomar banho, e isso é muito gratificante”, ressalta.

Com o uso da água tratada, as doenças causadas pela captação de água bruta do Rio diminuíram.

 “As crianças adoeciam, todos adoeceram por causa da água não tratada. Agora, melhorou a saúde, principalmente das crianças. Pela manhã, eu vou à bica, pego a minha água para fazer o café e para consumo. É uma água limpa, gostosa e saborosa” disse Nilce.

A pescadora Rosa de Souza, de 58 anos, trabalha em prol da conservação da Comunidade e da limpeza do rio. Moradora de São Sebastião há dez anos, Rosa explica que é da água que vem o alimento da família.

“Desde pequena eu já via os meus pais pescando e eu gosto muito de pescar. Mesmo que às vezes eu tenha comida na geladeira, eu saio para pescar e vendo os meus peixes. Agora, com o projeto, eu consigo também fazer os meus afazeres de casa com uma água de qualidade. Por isso, eu deixo a mensagem para que cuidem dos nossos rios, dos nossos igarapés, não desmatem, preservem”, enfatizou.

Água Boa

O tratamento da água é feito por meio de coagulante, seguido pelas etapas de filtração e desinfecção, reservação e distribuição com qualidade, obedecendo o padrão de potabilidade da água para consumo humano, editada pelo Ministério da Saúde, para atender populações ribeirinhas, rurais e indígenas sem acesso à água tratada.

 Fotos: Antônio Lima/ Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *