DESTAQUETURISMO

Amazonastur articula investimentos para o Festival Folclórico de Parintins, em Brasília

Faltando menos 100 dias para o evento, que acontece de 30 de junho a 02 de julho, a empresa de turismo do Amazonas, busca parcerias com Embratur e Ministério do Turismo

O governo do Estado, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), iniciou articulação junto a órgãos do governo federal, em busca de investimentos para o Festival Folclórico de Parintins. A primeira parada foi no Ministério do Turismo (MTur) e na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

“Por determinação do governador Wilson Lima, a gente vem trabalhando forte nas articulações para fazer deste festival um grande festival, igual ou maior do que em 2022”, explica Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur.

Durante as reuniões com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o presidente da Amazonastur, ressaltou a grandiosidade do evento que acontece em cerca de 100 dias.

Segundo Gustavo Sampaio, a Amazonastur tem atuado para que o festival de Parintins seja cada vez mais reconhecido nacional e internacionalmente, atraindo turistas do mundo inteiro.

“A gente vai continuar trabalhando, articulando para fazer um grande estival, mas para, acima de tudo, fortalecer o turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, destacou.

Infraestrutura turística

Além de buscar apoio para realização do 56ª Festival Folclórico de Parintins, durante os encontros com as equipes técnicas da Embratur e do Ministério do Turismo, o presidente da Amazonastur também tratou sobre outros projetos do governo estadual, como por exemplo, sinalização turística, infraestrutura, conectividade aérea e, principalmente, alguns voltados para a sustentabilidade no Amazonas, que é um dos pilares da gestão estadual.

A ministra Daniela Carneiro, junto com a sua equipe técnica, pontuou que as demandas pautadas durante a reunião já estão sendo tratadas para que haja resolutividade e, assim, fomentar o crescimento do turismo no Amazonas.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o turismo é uma solução para o Brasil, como uma forma de gerar emprego, renda e ainda manter a floresta em pé.

“A gente tem na natureza e na cultura dois elementos que talvez o mundo inteiro não tenha e queira conhecer. Então, a gente facilita que o mundo chegue em Manaus, que o mundo chegue na Amazônia, que o mundo conheça a nossa cultura, conheça o festival, conheça o nosso artesanato, conheça a nossa natureza e nos ajude a preservá-la”, ressaltou o presidente da Embratur.

Festival Folclórico

Marcado para ocorrer de 30 de junho a 02 de julho, o Festival Folclórico de Parintins movimenta o turismo no Amazonas. No ano passado, a festa atraiu cerca de 112 mil pessoas para a Ilha Tupinambarana.

A festa popular, que é patrimônio cultural do Brasil, atrai o mundo inteiro para contemplar a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Fotos: Geizyara Brandão/Amazonastur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *