AGROECONOMIA

Em parceria com produtores de Balbina, Idam planeja ação para fortalecimento do cultivo do café no estado

Implantação de viveiro de mudas e aquisição de máquinas e equipamentos para preparo do solo são algumas das reivindicações apresentadas pela associação de agricultores que cultivam o café

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) abriu um canal de interlocução com os produtores de café do distrito de Balbina (localizado no município de Presidente Figueiredo, distante 117 quilômetros da capital), para ouvir demandas do setor e garantir mais apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Região Metropolitana de Manaus.

Entre as demandas apresentadas pela associação, que possui atualmente 25 associados, está a necessidade de uma patrulha mecanizada com trator e implementos agrícolas para o preparo do solo. Também foi requisitada a implantação de um viveiro de mudas de café.

“A gente tem usado clones que recebemos dos viveiros de Silves e hoje apresentamos a necessidade de ter um viveiro mais perto. Por isso, estamos solicitando que seja instalado um em Balbina. Saímos daqui com a certeza de que teremos mais assistência e estaremos também mais próximos do Idam”, explicou o secretário executivo da Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (APRNS), José Ribamar.

Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, o encontro com os produtores foi importante para fortalecer o relacionamento entre a organização e o Instituto, com apoio da Unidade Local (Unloc) de Balbina, e fomentar a cultura já existente na comunidade.

“É do nosso interesse o desenvolvimento da cafeicultura em todo o estado, principalmente, em Balbina, pois já existe café sendo produzido e beneficiado. Esse projeto servirá para aumentar a área de produção, para ter uma produtividade maior, gerando mais empregos e renda para a comunidade”, concluiu Borges.

Estiveram presentes na reunião, o gerente da Unidade Local (UnLOC) da Vila de Balbina, engenheiro agrônomo André Castilhos, integrantes da Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aprns), o secretário executivo da associação, o também engenheiro agrônomo José Ribamar e secretário executivo da APRNS e membros da Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Fotos: Antônio Barros Jr/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *