DESTAQUESAÚDE

Pesquisadoras do Amazonas participam de reunião global sobre doenças negligenciadas na OMS

Equipe da Fundação Alfredo da Matta apresenta trabalho em dermatologia considerado inovador em todo o mundo, voltado ao combate à hanseníase

As pesquisadoras do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fundação Alfredo da Mata, Silmara Pennini, médica dermatologista, coordenadora do Centro Colaborador da OMS no Amazonas, e a epidemiologista Valderiza Pedrosa, chefe do DCDE, estão em Genebra (Suíça) entre os representantes do Brasil,  que participam da 1ª Reunião Global sobre Doenças Tropicais Negligenciadas relacionadas à pele, que acontece em Genebra (Suíça), na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O encontro, que começou na na segunda-feira (27/03) e vai até a sexta-feira (31/03), reúne cerca de 600 especialistas globais (presenciais e virtuais) em torno da discussão sobre a implantação de ações generalizadas para tratar essas doenças de forma integrada. 

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu o convite oficial da OMS para participar do evento, durante a visita da autoridade global de hanseníase da organização a Manaus, o médico indiano Venkata Ranganadha Rao Pemmaraju, em fevereiro deste ano.

A instituição amazonense foi convidada para apresentar as ações de combate à hanseníase realizadas em Manaus e em todo o Estado, por meio do Programa Estadual de Hanseníase, do qual é responsável.  

A pesquisadora Silmara Pennini, apresentou um panorama geral da dermatologia no estado e como é feito o trabalho que inclui exames de crianças nas escolas, idas aos municípios para exames dermatológicos da população mais distante, as campanhas e os mutirões dermatológicos.

“A repercussão foi muito boa, até porque nossos resultados têm sido muito bons. Temos demonstrado uma queda dos números de casos novos de hanseníase ao longo de anos. Isso é fruto de um trabalho em conjunto de toda equipe que vem trabalhando há décadas nesse sentido. Eles consideraram essas ações inovadoras, embora a gente já venha fazendo há muito tempo”, afirmou Silmara. 

Na avaliação da chefe do DCDE, epidemiologista Valderiza Pedrosa, a visita à OMS deve render bons frutos ao trabalho da Fuham. 

“A Fundação Alfredo da Matta ganha muito nessa reunião. Principalmente no relacionamento com a OMS e com na Organização Panamericana da Saúde. Além do que, abre caminhos para novas parcerias. Nós temos tratado a possibilidade de projetos que podem vir a serem desenvolvidos na Fundação, visando o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para o melhor atendimento ao paciente”, disse Valderiza. 

Hanseníase no Amazonas 

No Amazonas, em 2022, foram detectados no Estado do Amazonas 338 casos novos de Hanseníase. Do total de casos novos, 113 (33,4%) eram residentes de Manaus e 225 (66,6%) residentes em outros 47 municípios. Os dados foram compilados pelo Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fuham. 

Fotos: Divulgação/ OMS – (Pesquisadoras: Valderiza Pedrosa e Silmara Pennini)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *