DESTAQUEREGIÃO AMAZÔNICASAÚDE

Governos do Amazonas e Rondônia trocam experiências na área da saúde

Em Manaus, autoridades dos dois estados destacaram o fortalecimento da saúde pública na Região Norte

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou nesta quarta-feira (05/04), o Complexo Regulador do Amazonas e a Central de Material e Esterilização (CME) do estado. O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, acompanhou a visita cujo objetivo foi fortalecer a união entre os estados da região norte e compartilhar experiências na gestão da saúde pública.

Durante a visita, o governador de Rondônia ressaltou a importância da união entre os estados da região norte para fortalecer a saúde pública, e agradeceu a oportunidade de compartilhar boas práticas na assistência à saúde entre Amazonas e Rondônia.

 “Essa união de esforços faz a diferença nos nossos estados. Eu fiquei bastante impressionado com o sistema que eu vi aqui de centralização de esterilização e também com o trabalho que é feito em relação a regulação. O Amazonas está de parabéns por estar exportando uma organização e conhecimento para outros estados. Que as assistências com alta tecnologia possam melhorar a questão básica, assistência de alta, média e baixa complexidade da nossa população” disse o governador.

O Complexo Regulador é responsável por gerenciar o fluxo de pacientes que necessitam de internação ou transferência para outras unidades de saúde, enquanto o CME é responsável pela esterilização de materiais utilizados nos hospitais do Amazonas. Durante a visita, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou como as unidades são referência e trazem benefícios significativos para a gestão da saúde no estado do Amazonas.

“O nosso complexo regulador é uma referência em termos de modelo de regulação, tanto para internações quanto para transferências para outras unidades de saúde. Além disso, implantamos uma central de esterilização e centralizamos a maioria das unidades aqui em Manaus. Essa centralização otimizou significativamente a questão da esterilização e proporcionou maior tranquilidade à gestão e tem funcionado muito bem “, enfatizou o secretário.

A equipe da regulação apresentou as instalações aos visitantes, incluindo as coordenadorias ambulatorial, de urgência e emergência e a central estadual de regulação de alta complexidade. Os visitantes também conheceram a sala de treinamento para profissionais que atuam nos núcleos internos de regulação de cada unidade.

 Na visita ao CME, as autoridades puderam conferir de perto a área de preparo e esterilização dos materiais, e a área de armazenamento e distribuição dos mesmos. Foi destacado como a unidade é responsável por garantir a esterilização adequada dos materiais utilizados nos hospitais e clínicas, seguindo rigorosamente as normas de segurança e higiene estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ao final, as autoridades reforçaram o compromisso para a visita do governador de Rondônia ao Complexo Regulador do Amazonas e ao CME, tendo sido um importante momento de troca de experiências e fortalecimento da união entre os estados da região norte na luta pela saúde pública.

No encerramento da visita, o governador Marcos Rocha e o secretário Anoar Samad reafirmaram o compromisso de fortalecer a união entre os estados da região norte. Eles concordaram que a troca de experiências e boas práticas é fundamental para o avanço da saúde na região, bem como para o fortalecimento de uma rede de cooperação na área da saúde entre os estados.

Fotos: Douglas Santos/ SES-AM e Lucas Silva/ SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *