DESTAQUEECONOMIATURISMO

Revista especializada destaca gastronomia do Amazonas está entre as cem melhores do Brasil

Ranking divulgado pela revista Exame, destaca restaurantes amazonenses para uma imersão na culinária local. Entre os restaurantes citados no ranking da Exame estão Caxiri e Banzeiro

Nesta quinta-feira (20/04) foi divulgado o ranking da Exame dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Na região Norte, somente Amazonas e Pará estão na lista de estabelecimentos em destaque.

A culinária amazonense foi destacada na publicação. Entre os restaurantes citados no ranking da Exame estão Caxiri e Banzeiro. Para o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, a menção na lista demonstra o potencial para o turismo gastronômico do estado.

“Sabores únicos, que carregam história, ancestralidade com o DNA amazonense. Seja no café da manhã com o nosso x-caboquinho, ou pratos revisitados por grandes chefes. A experiência gastronômica no Amazonas é inesquecível e um dos maiores atrativos do estado”, avalia Ribeiro.

Em 33º lugar na lista da Exame, o Caxiri proporciona aos turistas e clientes do restaurante pratos com peixes, frutos e cogumelos selvagens do Amazonas. O cardápio é elaborado pela chef Debora Shornik para o Caxiri, vizinho do icônico Teatro Amazonas, outro atrativo turístico da capital amazonense.

“Contamos com a vivência e a lida do cotidiano com os povos tradicionais e sua ancestralidade, que fragmentam como um belo conteúdo e notas para o novo, que se apresenta a cada prato à mesa”, pontuou a chef de cozinha.

O Caxiri (@caxiri_amazonia) está localizado na rua 10 de Julho, 495, Centro. “O filé de matrinxã é quase obrigatório – assado, ganha a companhia de macaxeira prensada, queijo de coalho e arubé”, recomenda a Exame na publicação.

O segundo restaurante citado no ranking é o Banzeiro (@restaurantebanzeiro), com unidades em Manaus e São Paulo, o empreendimento apresenta sabores e revisita pratos tradicionais do Amazonas. Em São Paulo o restaurante fica na rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi. Já na capital amazonense, está localizado na rua Libertador, 102, Nossa Senhora das Graças.

“Com porções generosas para até três pessoas e itens muitas vezes desconhecidos, o menu Rio Negro, que inclui tambaqui, tacacá e até formiga, é uma excelente pedida”, recomenda a publicação.

A lista completa dos 100 melhores restaurantes, segundo a Exame, pode ser conferida no site www.exame.com.

Fotos: Janailton Falcão/Amazonastur e Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *