CIDADANIAPOLÍTICA

Câmara ganha iluminação em laranja para chamar atenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

De acordo com dados divulgados pela organização Maio Laranja (www.maiolaranja.org.br), a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos de idade

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) ganhou a iluminação especial em alusão à campanha “Maio Laranja”, mês de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca reforçar as ações de enfrentamento, somada a outras práticas capitaneadas pelos parlamentares, à exemplo da Tribuna Popular realizada na quarta-feira (03/05), proposta pelo vereador Caio André (PSC), presidente da Casa.

“O assunto da exploração sexual infantil é um tema de extrema relevância porque é atual. Todos os dias sabemos pelo noticiário que crianças são abusadas, e a CMM se coloca e sempre se colocará de prontidão para combater esse tipo de ação, precisamos proteger as nossas crianças. Em alusão ao ‘Maio Laranja’ a Câmara vai ter, durante todo o mês, uma iluminação”, destacou Caio André.

O corregedor da CMM, vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), é autor do Projeto de Lei que instituiu a campanha Maio Laranja em Manaus e manifestou apoio a ações como a iluminação temática e a Tribuna Popular.

“Não poderia deixar de me pronunciar sobre um tema tão importante. Em 2022, foi sancionada a Lei nº 2.932/2022, de minha autoria, que tem como objetivo realizar ações de enfrentamento de violência contra crianças e adolescentes, que é uma tema de saúde pública e tem graves consequências para aqueles que as sofrem, deixando marcas visíveis e invisíveis, no corpo e na mente de nossas crianças”, destacou Rosivaldo Cordovil, que também é presidente da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da CMM.4

Maio Laranja

Dezoito de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.

De acordo com dados divulgados pela organização Maio Laranja (www.maiolaranja.org.br), a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% delas têm entre 1 e 5 anos de idade.

Ainda conforme informações da iniciativa, todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades, o que significa dizer que os índices podem ser ainda mais altos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *