EDUCAÇÃOESPORTE

Presidente Figueiredo define seleção com 189 atletas para disputa dos Jogos Escolares do Amazonas

Alunos de escolas públicas e particulares do município vão competir em oito modalidades, após passarem por seletiva que reuniu 500 atletas, da sede e zona rural do município

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Semjel), divulgou nesta terça-feira (09/05), o resultado da seletiva para os 44º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) que serão disputados no período de 5 a 10 de julho de 2023. A seleção de Presidente Figueiredo, terá 189 atletas, quem vão competir nas provas de atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, de quadra, handebol, futsal, basquete e handebol, no feminino e no masculino.

Presidente Figueiredo pertence ao Polo 1, cujos os jogos serão disputados em Novo Airão, Região Metropolitana de Manaus. No mesmo polo, estão Manacapuru
Iranduba, Caapiranga, Anamã, Beruri e Anori.

Cerca de 500 estudantes, de escolas municipais, estaduais, federais, públicas e privadas, disputaram as seletivas no último fim de semana, da sede e zona rural do município. A solenidade de abertura foi realizada na Praça da Vitória, com o acendimento da pira olímpica e desfile das equipes. As disputadas ocorreram nas quadras esportivas da sede município.

Os atletas campões de cada modalidade foram selecionados para representar a Terra das Cachoeira nos JEA’s.

A delegação de Presidente Figueiredo será chefiada pela titular da Semjel, Aury Nascimento, que participou diretamente da seletiva e destaca importância do evento, considerado por ela, uma grande vitrine de talentos esportivos, onde a participação das torcidas, da família e técnicos de cada escola, foi determinante para o sucesso do evento, e para o desempenho positivo de muitos atletas.

“Até aqueles que estavam inseguros, com a força que receberam de todos, acabaram se destacando e, não tenho dúvida que vão representar muito bem o nosso município”, afirma, destacando que o evento alcançou o grande objetivo, que foi mobilizar e integrar os alunos, da sede e da zona rural do município.

O professor Alex Victor Lima, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), acrescenta que o esporte é uma ferramenta importante para formação integral dos estudantes.

“Para que eles aprendam a conviver em sociedade, a lidar com as regras, respeitar os adversários. A ter lealdade, a saber jogar dentro dos limites da competição. Essa integração entre escolas do município, estaduais, municipais, federal, é muito importante para esses jovens”, afirma.

Entre os 38 atletas convocados para equipe de atletismo, está Davi Lima Rosa, campeão estadual no arremesso de peso e lançamento de dardo, que representou o Amazonas na edição nacional dos jogos, em 2022. A equipe de atletismo de Presidente Figueiredo também vai disputar as provas de corrida de 100, 200, 300, 400 e 800 metros, e mais salto em distância, lançamento de disco.

Também terá atleta figueiredense competindo, individualmente, no tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, modalidade que tem entre os representantes a enxadrista Franciemilly Ferreira Silvestre, campeã municipal e estadual, que integrou a seleção amazonense nos jogos escolares brasileiros, assim como Davi Rosa.

Nas modalidades coletivas, a seleção de Presidente Figueiredo vai competir em futsal, basquete, handebol e voleibol de quadra.

A seleção figueiredense é composta por 189 atletas, que vão competir em cinco modalidades, além de professores e servidores da Semjel e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Fotos: Tamyres Cunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *