CIDADANIADESTAQUE

Revitalizado, Caimi Ada Rodrigues Viana está de portas abertas para receber idosos da zona Oeste

Unidade localizada na Compensa foi reinaugura pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira. Além da reforma, local teve a capacidade de atendimento mensal ampliada em 80%

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (15/05), o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana revitalizado à população idosa da zona oeste. Com a reforma, adequação e aquisição de novos equipamentos, a unidade de saúde de média complexidade, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, amplia em 80% a capacidade de atendimento.

Com investimentos de cerca de R$ 3,6 milhões, o Governo do Estado já concluiu a revitalização dos Caimis Ada Viana, entregue hoje, e André Araújo, reinaugurado em abril na Cidade Nova, zona norte de Manaus; e está executando obras de reforma no Caimi Paulo Lima, na zona sul da capital.

“Isso aqui (Caimi) não é só um espaço de atendimento de saúde, mas é um espaço de interação, de convivência social, de atividade, isso também é uma parte muito importante do processo. Quantos idosos, às vezes, estavam acamados e depois que começaram a frequentar, seja um Centro de Convivência, seja uma atividade desenvolvida por um Caimi, um grupo de dança ou canto, começaram a ter um novo sentido na vida?“, destacou o governador ao comentar a importância de espaços do Estado dedicados a idosos.

Participaram da solenidade, além do governador, o deputado estadual João Luiz, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); o vereador Diego Afonso, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); além dos secretários estaduais de Saúde, Anoar Samad, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo; e funcionários e frequentadores do Caimi Ada Viana.

 Ampliação e adequação

Com o objetivo de aprimorar o atendimento e oferecer serviços de qualidade, o Caimi Ada Viana, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), recebeu investimentos em obras de revitalização, adequação de ambientes e novos equipamentos.

“O governador Wilson Lima vem investindo muito nessa revitalização, na ampliação de novas unidades e também na construção de novos hospitais. O Governo do Estado (está) sempre preocupado em melhorar a estrutura para que, com isso, possamos também melhorar o atendimento à população”, afirmou Anoar Samad.

A cobertura da unidade foi reformada e a sala de raio-x foi adaptada para receber um novo equipamento, já instalado. Além disso, foram revitalizadas as salas de fisioterapia e de espera, os salões de atividades, recepção, consultórios e a fachada.

A revitalização foi possível graças ao pacote de obras da SES-AM em parceria com Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com recursos vindo do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Atendimentos e serviços

Antes da reforma, eram realizados, em média, 1,5 mil atendimentos mensais. Após a melhoria, a estimativa é de realizar até 2,7 mil atendimentos mensais, incluindo serviços como fisioterapia e serviços prestados no centro de testagem e acolhimento e núcleo de ensino e pesquisa. A ampliação dos atendimentos também é possível graças à inclusão do serviço de raio-x e do prontuário eletrônico, para melhor armazenamento dos dados dos pacientes.

“Eu gostei demais, está ótimo. Todo tempo aqui eles atendem a gente muito bem. Com essa reforma está 100%. Eu acho gratificante, principalmente, para nós da terceira idade. É importante porque ele [o governador Wilson Lima] está investindo numa coisa que faz bem para todos nós porque nós precisamos de médico, aqui tem todas as especialidades”, afirmou a aposentada Maria das Graças da Silva, 71, moradora da Compensa há 50 anos.

A equipe técnica da unidade é formada por médicos especialistas e uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas.

Entre os principais serviços ofertados pelo Caimi estão: consultas médicas e exames; atendimento de enfermagem; serviço social; psicologia; nutrição; fisioterapia; fonoaudiologia; odontologia; teste rápido; raio-x; atividades de grupo e oficinas; e ouvidoria.

Para ser atendido é necessário ter a partir de 60 anos de idade. No primeiro atendimento é realizado o cadastro, com a apresentação de documento de identidade oficial com foto, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina. A partir do segundo atendimento é necessário a apresentação apenas do documento de identidade oficial com foto e do Cartão do Caimi.

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *