EDUCAÇÃO

Tribunal de Justiça firma parceria com UEA para cursos sobre Inteligência Artificial

Parceria prevê a oferta de curso de formação para servidores e estudantes nas áreas de pesquisa, atividades de extensão e cursos de graduação e especialização

 O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Escola Judicial (EJUD/TJAM), e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram na tarde de terça-feira (16/05) um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de cursos de natureza científico-tecnológica, pesquisas, atividades de extensão, pós-graduação lato e stricto sensu, de forma conjunta.

O Termo de Cooperação foi assinado pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; pelo desembargador diretor da EJUD, Cezar Bandiera; e pelo reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, na abertura da “Mesa-Redonda – Inteligência Artificial”, realizado no auditório da Escola de Direito da UEA.

Ao discursar sobre a assinatura do acordo de Cooperação, a presidente do TJAM ressaltou os benefícios da parceria entre as instituições.

“Essa interação proporcionará uma visão mais abrangente e aprofundada dos desafios enfrentados no Sistema de Justiça, ao mesmo tempo em que estimulará debates construtivos e a busca por soluções inovadoras”, destacou a desembargadora. A presidente ainda salientou que a possibilidade de projetos em conjunto entre as entidades contribuirá para o avanço no campo jurídico.

O desembargador Cezar Bandiera destacou a importância de aproximar a atuação da Escola Judicial da atuação da Universidade do Estado do Amazonas, enfatizando que em um Estado de tamanha relevância nacional e internacional, a presença forte do Poder Judiciário e da Universidade é muito pertinente.

“Com essas parcerias que cruzam e compartilham conhecimentos, crescem os dois [UEA e EJUD] e fazem do Estado um Estado grande, integrado à federação. E nossa expectativa é de que essa cooperação seja duradoura”, destacou o desembargador.

Na avaliação de André Zogahib, reitor da UEA, a oportunidade de atuar em parceria com o Tribunal é a concretização dos objetivos constitutivos tanto da Universidade quanto do Judiciário Estadual. O reitor afirmou ter a convicção de que a cooperação permitirá “a pesquisa e a ciência que se faz necessária para que consigamos produzir políticas públicas de qualidade que possam trazer mais dignidade e qualidade de vida para nossa população”. O docente destacou ainda para os alunos presentes no evento, a necessidade de desenvolverem competências no campo de tecnologias informacionais e comunicacionais para estarem aptos para as tendências atuais.

O tema do evento coaduna com o objetivo das instituições em promover capacitação alinhada com as tendências atuais e reuniu servidores e servidoras do TJAM, acadêmicos, pesquisadores e profissionais para discutir a utilização das novas tecnologias da informação, em especial as que utilizam inteligência artificial, nas atividades profissionais e nas atividades do Poder Judiciário.

Nova ferramenta

Durante o evento também foi apresentada uma nova ferramenta de pesquisa de informações sobre a Escola Judicial do TJAM. Utilizando inteligência artificial, a ferramenta, que está em fase de testes, vai fornecer ao usuário respostas de maneira autônoma para perguntas sobre os eventos, certificação, organização administrativa e outras dúvidas sobre a EJUD. O desenvolvimento da ferramenta está sendo feito pelo servidor Alceir da Silva, analista de sistemas da Escola. A expectativa é que o lançamento seja feito até o segundo semestre deste ano.

Fotos: Raphael Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *