DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Wilson Lima se reúne com ministros para tratar sobre infraestrutura e habitação no Amazonas

Na agenda em Brasília, governador do Amazonas apresentou o programa Amazonas Meu Lar e tratou de melhorias em rodovias

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (17/05), em Brasília, com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Na ocasião, foram discutidos projetos para o desenvolvimento do Amazonas, principalmente de melhorias na infraestrutura viária do estado e na habitação.

“O Ministério da Integração tem o papel de fazer essa transversalidade entre as secretarias. Então, fui apresentar um portfólio de obras que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado do Amazonas e que são importantes terem o apoio e também a intervenção do Governo Federal para que haja essa integração regional”, explicou Wilson Lima.

Em ambas as agendas, Wilson Lima esteve acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Henrique, e da secretária de Estado Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Inês Carolina Simonetti. O governador também terá compromissos, ainda hoje, junto aos Ministérios da Educação, Defesa e da Saúde.

Habitação

Na reunião com Waldez Góes, o governador apresentou um balanço das ações realizadas pelo Governo do Estado desde que o ministro esteve no Amazonas, no final de março, para visitar áreas afetadas pelas fortes chuvas. Na ocasião, o ministro ofereceu apoio ao Estado e Município com ajuda humanitária e auxílio em soluções definitivas de moradias para pessoas que moram em áreas de risco.

Além das ações de reassentamento de 594 famílias que estavam nas áreas afetadas pela chuva, nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, Wilson Lima apresentou ao ministro o programa Amazonas Meu Lar, lançado em abril deste ano e que vai ofertar mais de 22 mil soluções de moradia no estado ao longo de quatro anos.

O governador destacou, entre essas soluções de moradia, os investimentos em habitação que já estão sendo feitos no âmbito do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamim+).

Infraestrutura

A recuperação da BR-319 também entrou na agenda de discussões com os ministros Waldez Góes e Renan Filho. O governador defendeu a necessidade de avançar na recuperação da rodovia, em especial quanto ao cumprimento das condicionantes ambientais para a evolução da obra.

Ainda na área de infraestrutura, Wilson Lima entregou a Waldez Góes um plano de asfaltamento de ramais do estado do Amazonas e apresentou o projeto Água Boa, executado pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e que já levou água potável para mais de 130 mil amazonenses em 50 municípios. O objetivo é ampliar o alcance do projeto a partir do apoio do Governo Federal, por meio do programa de segurança hídrica do Ministério, que realizará uma reunião com técnicos do Estado.

O governador também apresentou o projeto Escola da Floresta, que vai aliar educação e sustentabilidade em unidades de conservação do Amazonas e destacou que já iniciou a construção da primeira unidade, na Comunidade Bom Jesus, em São Sebastião do Uatumã (a 246 km de Manaus).

Fotos: Diego Peres / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *