CULTURADESTAQUEMANAUS

Palacete Provincial será palco do segundo ensaio itinerante do “Boilevard”, neste sábado

Evento, que começa às 11h, terá a participação do levantador de toadas, David Assayag, além de do bailado, ‘Pai Francisco’, “Mãe Catirina’, que se apresentarão ao som da Ritmada

Quem passar pela Praça Heliodoro Balbi, antiga Praça da Polícia, na Avenida Sete de Setembro, Centro, zona Sul de Manaus neste sábado (27), além de se deparar com o bailado do Boilevard, do ‘Pai Francisco’, da ‘Catirina’ e com o som da Ritmada, ainda poderá aproveitar o vozeirão do levantador de toadas David Assayag. Ele confirmou presença no segundo ensaio itinerante do boi de pano boulevariano, que acontecerá em frente ao Palacete Provincial, das 11h às 13h.

O ensaio itinerante do Boilevard faz parte da programação do Arraial do Boilevard 2023, com data marcada para o dia 18 de junho, na Avenida que dá nome ao evento (Boulevard Álvaro Maia). Desde sábado passado, dia 20 de maio, o Boilevard passou a fazer seus ensaios de forma itinerante, sempre contemplando um espaço público considerado ponto turístico da cidade de Manaus.

Além de estimular a população a prestigiar a cultura do boi de rua da capital amazonense, que em outras épocas costumava reunir grandes públicos para assistir à brincadeira bovina, a iniciativa visa ainda incentivar as pessoas que passarem pelo ensaio a visitarem e conhecerem alguns dos pontos turísticos da cidade.

O boi de pano faz parte da cultura popular do Amazonas e, como destaca a presidente do Boilevard, Luiza Chaves, Manaus tem uma grande contribuição com a brincadeira do boi de rua, por isso, “nada melhor do que levar os ensaios para a ruas e ainda prestigiar nossos pontos turísticos, que são cheios de belezas e guardam muitas histórias do desenvolvimento da nossa cidade. Com a presença do ilustre cantor de boi, David Assayag, fica mais contagiante”, disse a presidente Luiza Chaves.

Palacete Provincial

A escolha do Palacete Provincial para o segundo ensaio foi pensada estrategicamente pelos organizadores, que decidiram optar pelo local por conta da movimentação. O prédio fica situado em uma praça pública de grande movimento no Centro e, aos sábados, costuma ser ponto de encontro de famílias que estão de passagem, em compras ou apenas fazendo turismo na cidade.

O Palacete Provincial abriga três Museus de diferentes linguagens: o Museu da Imagem e do Som (Misam), o Museu de Numismática do Amazonas, o Museu Tiradentes, a Pinacoteca do Estado, além da Exposição de Arqueologia.

Segundo informações da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, o prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Passou por restauro em 2005 e foi reinaugurado em 2009, com o espaço aberto para visitação pública e gratuita.

Outros pontos turísticos

A Praça São Sebastião e Ponta Negra estão entre os pontos turísticos por onde o Boilevard deverá passar com os ensaios da Ritmada, sob o comando do mestre Iron Maciel. A coreografia do boi de rua ‘boulevariano’ é de responsabilidade do premiado coreógrafo amazonense e professor de dança da academia Alta Cia de Dança, Michell Magalhães e o intérprete da toada do Arraial do Boilevard 2023 é o rei David Assayag.

Foto: Divulgação/Chico Batata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *