DESTAQUESAÚDE

Com os novos leitos, Amazonas reforça atendimento do público infantil diante da alta de casos de síndromes respiratórias

Governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (26/05), a entrada em operação de 90 novos leitos pediátricos, clínicos e UTI, em unidades da na rede pública de saúde, na capital amazonense

O Amazonas registrou alto número de internações entre o público infantil causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 2023, de acordo com dados do Boletim InfoGripe da Fiocruz. Diante deste cenário, o governador do Amazonas anunciou nesta sexta-feira (26/05), a abertura de 90 novos leitos pediátricos em quatro unidades de saúde da capital.

“Ao todo, são 69 novos leitos clínicos e mais 21 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atender essa demanda que tem sido e é, historicamente, grande nesse período do ano. Dessa forma, a gente vai garantir a essas crianças o atendimento e a qualidade, e o padrão de atendimento que elas merecem”, anunciou o governador Wilson Lima.

Os novos estão distribuídos no Hospital e Pronto-Socorro da Criança zona Sul, um total de 43 novos leitos, sendo 32 clínicos e 11 de UTI; 30 no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), sendo 20 clínicos e 10 de UTI, 12 leitos clínicos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Coroado; e cinco leitos clínicos no Hospital e Pronto Socorro da Criança Joãozinho.

“É uma determinação do governador Wilson Lima, e já tem alguns meses, de ampliar o atendimento pediátrico, e com essa sazonalidade em todo o país, que são 20 estados tendo problema com essas síndromes gripais. O governador pediu para acelerar todos esses investimentos, e fizemos”, destacou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

O anuncio dos novos leitos foi feita durante visita do governador, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, e do deputado estadual George Lins, ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na zona Centro-sul de Manaus, uma das unidades que teve a oferta de leitos pediátricos ampliada.

Na ocasião, Wilson Lima destacou que a ampliação já estava prevista pelo Estado, mas que por sua determinação foi acelerada para atender o público infantil com sintomas gripais. O governador alerta ainda sobre a importância da população se imunizar contra a Influenza, que já está disponível em todos os municípios do Amazonas para todos os públicos a partir de seis meses.

“É importante que os pais fiquem atentos às cadernetas de vacinação das crianças, e procurem um posto mais próximo e que os adultos também se vacinem e aproveitem para tomar a vacina bivalente. Não percam a oportunidade porque os casos aumentam significativamente “, destacou Wilson Lima.

O HUGV possui, atualmente, 159 leitos clínicos, com capacidade máxima de 300 leitos a depender da demanda, e mais a capacidade de 30 leitos de UTI, hoje com 10 ocupados. Segundo o superintendente do Hospital, Jucimar Carneiro Nunes, a unidade está sempre aberta a realizar parcerias com o Estado para atender a população.

“É uma parceria grande, somos da rede SUS, somos da rede estadual, e cabe a nós dar todo suporte ao Governo do Estado neste momento crítico”, disse Jucimar Nunes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), o Estado contabiliza o total de 252 leitos clínicos pediátricos e mais 74 de UTI na rede de saúde, totalizando 326. Agora, com a ampliação, a rede passa a contar com 416 leitos pediátricos, sendo 321 clínicos e 95 de UTI.

Fotos: Diego Peres / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *