AMAZONASEDUCAÇÃO

Patrícia Lopes entrega fardamento e kit de material didático para estudantes da rede municipal de ensino

Professores receberam kit pedagógico com agenda, pincel e apagador para quadro branco, grampeador e outros materiais, para serem usados na sala de aula e na preparação dos conteúdos

A prefeita Patrícia Lopes entregou, nesta terça-feira (30/05), fardamento escolar para os mais de 8,3 mil alunos da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo. Além do uniforme, composto por blusa e calça comprida, os estudantes também receberam mochilas novas e kit de material didático, com cadernos, lápis, caneta, borracha, tabuada, pinceis, giz de cera, entre outros itens para serem utilizados durante o ano letivo de 2023, a exemplo do que ocorreu no ano passado. 

Além dos estudantes, os professores também receberam um kit pedagógico, com agenda, caderno, pincéis e apagador para quadro branco, grampeador, canetas e pincel marca texto, além de outros materiais, a serem utilizados na sala de aula e para auxiliar na preparação dos conteúdos.

“Nós estamos fazendo investimentos para que vocês recebam uma educação pública de qualidade. Promovemos a capacitação dos nossos profissionais, a melhoria no quadro funcional, o reconhecimento e valorização da categoria, que já é uma realidade, concedemos o reajuste salarial no ano passado de 10,4% e, este ano de 12%.  Para categoria geral de servidores foram 12,47%, em 2022 e 10%, em 2023. Os barqueiros que fazem o transporte fluvial dos nossos alunos, na zona rural, tiveram seus vencimentos reajustados”, afirmou.

Patrícia Lopes destacou que o gestor público deve investir o dinheiro público de forma planejada e, é assim que nossa gestão tem feito, desde o início.

“Iniciamos nosso mandato fazendo um levantamento da situação das nossas escolas e, como precisávamos ter um espaço digno, para receber vocês no retorno das aulas presenciais, priorizamos a reforma, ampliação e revitalização das unidades, para que vocês pudessem encontrar  um lugar decente para estudar e, nossos professores, as melhores condições para ensinar”, relembrou.

No ano passado, a prefeitura reinaugurou 19 escolas municipais. A maioria delas, além da reforma e modernização, foram ampliadas para abrigar laboratórios de informática, sala de recursos multifuncionais, criadas para ofertar Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de professores, entre outros espaços. Todos as salas de aula foram climatizadas e, em algumas unidades foram construídos poços artesianos, além de muros e áreas de recreação.

A prefeita Patrícia Lopes explicou que a entrega do fardamento escolar não pôde ser feita, no ano passado, porque a empresa vencedora da licitação não entregou o produto e, em consequência disso, a prefeitura  ficou sem tempo hábil para realizar um novo certame,  a tempo de entregar o fardamento em dezembro, o que só foi possível agora.

A entrega do fardamento escolar e do material didático foi feita de forma simbólica, durante solenidade cívico-estudantil, realizada no ginásio Nobre Ribeiro, no bairro Morada do Sol, que teve a participação de grupos de alunos e professores e pais de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentação da fanfarra e grupo de ginastica artística da primeira escola municipal militar Doutor Otávio Lacombe.

Os alunos vão receber os uniformes, mochila e material didático, na própria escola, a partir desta quarta-feira. Cada estudante receberá dois jogos de fardamento.

Para os gestores, o fardamento confere ao estudante uma identidade, um sentimento de pertencimento a um grupo social.

Para os pais, além de trazer segurança, especialmente quando o aluno está fora do ambiente escolar, reduz os gastos com a compra de roupa para as crianças.

Estiveram presente ao evento, o vice-prefeito Anderson Leal, o presidente da Câmara, Marcos Nascimento, e os vereadores Assis Arruda, César Amaral, Haroldo Bittar, Ronaldo Macarrão, Thales Pacheco, Tharlisson Barros e Raimundinho Vidraceiro. Além de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e secretários municipais.

Para o secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes de Oliveira, a distribuição do fardamento e do kit de material didático para alunos, contribui para que todos tenham condições de igualdade de aprendizado.

“São investimentos que visam a melhor aplicação dos recursos em materiais adequados para nossos alunos e também para as equipes das escolas. Tudo isso retorna em forma de um aprendizado melhor”, afirmou.

Fotos: Tamyres Cunha (Dircom-PF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *