DESTAQUEECONOMIAINDÚSTRIA

Suframa visita empresas em São Paulo atenta as discussões sobre PPBs estratégicos para a Zona Franca de Manaus

Visitas técnicas demonstram o interesse e boa vontade da Autarquia em conhecer, detalhadamente, as nuances produtivas de setores estratégicos da ZFM, afirma o superintendente Bosco Saraiva

Servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitaram as unidades da empresas Decathlon e Tecumseh do Brasil Ltda, localizadas, respectivamente, em São Paulo (SP) e em São Carlos (SP), nos dias 25 e 26 de maio, em buscar de aprimorar conhecimentos sobre aspectos técnicos relacionados a Processos Produtivos Básicos (PPBs) que estão em discussão e que são estratégicos para a Zona Franca de Manaus.

A visita ocorreu após a equipe ter visitado, na semana anterior, a da BYD Autos, em Campinas (SP).

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, as visitas técnicas demonstram o interesse e a boa vontade da Autarquia em conhecer detalhadamente as nuances produtivas de segmentos estratégicos da Zona Franca de Manaus e também para colaborar para a atração de novos investimentos e para a diversificação da produção do PIM.

“Dessa forma deixamos claro que estamos buscando conhecer todo o processo para atender da melhor forma aos interesses de todas as empresas e entidades envolvidas nas discussões. Entendendo melhor as problemáticas, poderemos colaborar para que o resultado final das discussões seja o mais proveitoso possível”, afirmou Saraiva.

De acordo com informações da assessoria da Suframa, na Decathlon, considerada a maior loja de artigos esportivos do mundo, os servidores da Suframa aproveitaram a visita para conhecer o amplo mix de produtos comercializados pela empresa e, em especial, as barracas de acampamento, para as quais a empresa está propondo a fixação de um PPB para fabricação do produto no Polo Industrial de Manaus (PIM).

As barracas da Decathlon contam com alta tecnologia de tecido e costura, uma vez que precisam considerar aspectos diversos como temperatura, umidade, velocidade do vento e outros fatores climáticos dos mais variados tipos de ambientes. Por conta da elevada tecnologia agregada ao produto, a Suframa tem demonstrado amplo interesse na tramitação da proposta de fixação do PPB e fez a visita técnica para estreitar laços e conhecer melhor detalhes do produto.

Já na visita à Tecumseh do Brasil Ltda., os servidores da Autarquia aproveitaram a oportunidade para conhecer a estrutura produtiva da única fabricante nacional de motocompressores para condicionadores de ar. Vale ressaltar que, na Zona Franca de Manaus, estão instaladas todas as empresas fabricantes de ar condicionado do País – e todas essas empresas são abastecidas por motocompressores da Tecumseh, que também é responsável por atender outras empresas fabricantes de equipamentos de refrigeração em geral (geladeiras e freezers verticais e horizontais, entre outros).

A visita serviu não apenas para que a Suframa entendesse melhor o processo de fabricação de um componente crítico para o cumprimento do PPB de condicionadores de ar da Zona Franca de Manaus, mas também para que conhecesse a produção de um novo modelo de produto, denominado “motocompressor inverter”, que traz como vantagem uma melhor eficiência energética aos aparelhos de ar condicionado.

Com informações da Assessoria da Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *