DESTAQUEECONOMIA

Cigás busca parceria com a prefeitura de Coari para ampliar consumo de gás natural no Amazonas

Coari é um dos municípios do Amazonas que utiliza energia elétrica gerada por usina termelétrica que utiliza o gás natural como combustível

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciou tratativas com a prefeitura de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), município, que hoje tem sua energia elétrica gerada por termelétrica abastecida com o gás natural fornecido pelo gasoduto Coari-Manaus. A usina termelétrica de Coari possui potência de 38.772 quilowatts (kW) e contrato de fornecimento até novembro de 2030.

Uma primeira reunião entre comitiva da prefeitura do município e o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), René Levy Aguiar, ocorreu na sede da concessionária, nesta sexta-feira (02/05).

Na ocasião, o diretor-presidente destacou o projeto da Companhia para realizar um levantamento de mercado, em municípios do interior que tenham pontos de entrega no trajeto do gasoduto Urucu-Manaus (citygates), de maneira a servir de base para futuras ações estratégicas.

O prefeito de Coari, Keitton Batista, falou do interesse do município em estabelecer um projeto em parceria com a Cigás, dentro do cenário de investimentos que a Companhia dispõe para os próximos anos, e mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião, a partir do que foi apresentado pelo representante da concessionária, colocando-se à disposição para novos desdobramentos.

Integraram ainda a comitiva, o secretário da Casa Civil de Coari, Marco Antônio Andrade Filho; o representante do município na capital, Emanoel Pinheiro; e o secretário municipal de Infraestrutura de Coari, André Melo.

Geração de energia

Interligada à rede de distribuição de gás natural (RDGN), em fevereiro de 2019, para o comissionamento e testes das unidades geradoras, a Usina Termelétrica de Coari tem potência instalada de 38.772 quilowatts (kW). A demanda média da cidade é de 12.000 kW.

Além do município, também possuem usinas abastecidas pelo gás natural canalizado as cidades de Anori, Anamã, Caapiranga, Codajás e a capital Manaus.

Investimentos da Cigás

Um total de R$ 282 milhões é o montante de investimento a ser aplicado pela Companhia de Gás do Amazonas, na expansão do sistema de distribuição de gás natural (GN) do estado, no período de 2023 a 2027, conforme Plano de Negócios (PN) da concessionária.

O plano foi aprovado, em dezembro do ano passado, pelo Conselho de Administração da Cigás. Com os investimentos, a projeção é praticamente ampliar a extensão da rede de distribuição de gás natural para 427 quilômetros – hoje, são 250 quilômetros de rede construída.  Em consequência, o planejamento da Companhia prevê, no mesmo período, superar a expressiva marca de 28 mil usuários de gás natural.

Foto:  Divulgação/Cigás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *