AMAZONAS

Rebeca de Mendonça Lima vai atuar como juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça

Magistrada é a única oriunda de tribunal da região Norte do País, a integrar a equipe da gestão do novo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso

Com 25 anos dedicados à magistratura, a juíza Rebeca de Mendonça Lima, passou a integrar, desde o último 28 de setembro, a equipe de juízes auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2023-2025, sob a gestão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

A magistrada é a única juíza oriunda da Justiça Estadual da região Norte do País – de um total de 27 magistrados que atuarão como auxiliares da presidência do CNJ na presente gestão – e uma das primeiras magistradas, titular de Juizado da Infância, a ocupar o cargo (de juíza auxiliar da presidência do CNJ) desde que o Conselho Nacional foi instalado no ano de 2005.

Ao assumir a nova função, Rebeca de Mendonça Lima, revelou a sua intenção em ser “uma voz da região Norte” no Conselho, contribuindo para a efetivação do projeto de gestão do Ministro Luís Roberto Barroso e também sua intenção em atuar na estão do CNJ,  para que a prioridade absoluta conferida à infância e juventude – prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – possa ser, de fato, priorizada na política institucional do Poder Judiciário brasileiro.

“Essa será a nossa intenção; procurando retribuir, com muito trabalho, a confiança do ministro para conosco e utilizando nossa experiência e conhecimento acerca da realidade da região Norte do País e acerca do segmento da Infância e da Juventude, para contribuir com a atuação do CNJ no biênio 2023-2025”, afirmou a juíza Rebeca de Mendonça Lima.

Tendo aceito prontamente a convocação para participar da equipe de magistrados que atuarão na nova gestão do Conselho Nacional de Justiça, a magistrada do Amazonas revelou o que representa para ela, como magistrada e como cidadã, poder contribuir para a construção de projetos e políticas nacionais para o Judiciário.

“Recebi o convite com grande felicidade, honra e responsabilidade, visto que, além de ser a única juíza estadual do Norte do País, dentre os juízes e juízas auxiliares da nova presidência do CNJ, sou a única titular de Vara da Infância a ocupar esse posto em toda a história do CNJ. É uma grande honra poder integrar tal equipe que, conforme dito pelo próprio Ministro Luís Roberto Barroso, foi selecionada criteriosamente. Nessa gestão, sendo essa uma das intenções do Ministro, teremos juízes com grande experiência em várias especialidade e oriundos de várias regiões do País. Meu entusiasmo, portanto, é equiparada à minha satisfação em ser distinguida entre tantos magistrados de nosso País para poder integrar esse seleto e comprometido grupo”, revelou a juíza.

Ainda sobre o convite recebido, a juíza Rebeca de Mendonça Lima acredita que a distinção e convocatória se devem, em grande parte, à sua experiência e contribuição para com a Justiça do Amazonas, assim como sua contribuição com os debates nacionais no segmento da Infância e Juventude.

Trajetória

Rebeca de Mendonça Lima nasceu em Manaus e, em 1992 ingressou no curso de Direito nas Faculdades Integradas Cândido Mendes (Unidade Ipanema, no Rio de Janeiro) onde graduou-se em janeiro de 1996; especializou-se em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Federal do Amazonas em 1997; no mesmo ano (1997) prestou concurso para a magistratura, sendo aprovada, juntamente, com outro colega, em 1.º lugar e, pelo critério de desempate por conta da idade de ambos, ficando em 2.º lugar no certame.

Em maio de 1998 foi empossada no cargo de juíza substituta de Carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas, sendo nomeada para atuar na comarca de Nova Olinda do Norte onde assumiu, também, a função de juíza eleitoral da 28.ª Zona, presidindo as eleições municipais daquele ano. Em 2002 foi removida, por merecimento, para a comarca de Rio Preto da Eva, onde assumiu, também, a função de juíza eleitoral na 52.ª Zona.

Em novembro de 2006 foi promovida, por merecimento, para a comarca de Manaus, assumindo a titularidade do 9.º Juizado Especial Cível. Em junho de 2011 foi removida, por merecimento, para o Juizado da Infância e da Juventude Cível da comarca de Manaus, onde permaneceu até setembro de 2023. Cumulativamente, atuou em várias outras unidades judiciárias da capital, como o Juizado da Infância e da Juventude Infracional, a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e a Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Na capital, atuou como juíza das 31.ª e 58.ª zonas eleitorais; integrou a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral das eleições de 2018 e, de abril de 2013 a novembro de 2019, exerceu a função de coordenadora da Infância e da Juventude (Coij) do Tribunal de Justiça do Amazonas.

É coordenadora estadual e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude e primeira-secretária do Fórum Nacional da Justiça Protetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *