CIDADANIADESTAQUE

Fundação realiza ação social e de cidadania para indígenas neste sábado, em Manaus

Evento é promovido pela Fepiam em parceria com outros órgãos estaduais e oferece serviços gratuitos à população indígena

A Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam) promove, neste sábado (18/11), o evento “Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania”, em ação conjunta com outros órgãos e institutos do eixo estadual. O evento, que acontece das 8h às 16h, contará com palestras, ações sociais e atendimento de serviços gratuitos e qualificados à população indígena.

A ação atenderá a comunidade Nações Indígenas, localizada no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, com aproximadamente 200 famílias e mais de 1.000 indígenas de pelo menos 10 etnias diferentes, incluindo cocama, miranha, mura, piratapuia, macuxi, baré, tikuna, munduruku e sateré-mawé.

“Esse evento é de extrema importância para a comunidade indígena, pois oferece serviços gratuitos e de qualidade que são essenciais para a melhoria da qualidade de vida dessa população”, afirma o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.

O evento contará com palestra de empreendedorismo sobre abertura de MEI, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM). A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) estará realizando a emissão de carteira de artesão. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oferecerá serviços de atendimento de enfermagem, como medição de glicemia e pressão. Já o Instituto Joana Galante estará presente com corte de cabelo, design de sobrancelhas, embelezamento, massagem, atendimento de optometria e ótica.

“A ação social tem como objetivo promover a inclusão e a cidadania da população indígena, garantindo o acesso a serviços básicos e ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa população. É uma ação também voltada a retirar essa parte da população da invisibilidade social”, conclui o diretor-técnico, Joabe Leonam.

 A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também estará presente com atendimento psicossocial e atendimento jurídico com a advogada Jeane Montenegro. Além disso, haverá exposição de artesanatos indígenas.

Foto: Divulgação/Fepiam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *