DESTAQUEEDUCAÇÃO

Justiça determina que UEA resguarde vaga do menino Luan Gabriel Gama aprovado no vestibular aos 10 anos

“Pequeno Gênio”, que ficou famoso ao participar do programa no Domingão do Huck, foi aprovado em vestibular para o curso de Matemática

A Justiça do Amazonas determinou que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) resguarde a vaga no curso de Licenciatura em Matemática para o estudante Luan Gabriel Aguiar Gama, de apenas 10 anos, que foi aprovado no vestibular.

Na sua decisão durante, que atende a uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada apresentada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, o juiz Marcelo Vieira, determina que, além de resguardar a vaga, que o Estado proceda a realização de um exame de avanço escolar no prazo de 45 dias para Luan Gama.

“Entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno. Porém, é certo que tal avaliação demandaria um razoável período de tempo o que traria prejuízo irreparável ao autor, considerando o recesso forense e o exíguo prazo para matrícula, que se dará entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2024”, apontou o juiz.

Luan Gabriel ficou famoso após participar do quadro “Pequenos Gênios”, no Domingão do Huck, onde realizou cálculos matemáticos e resolveu questões de conhecimentos gerais, como de Geografia.

No parecer, o juiz Marcelo Vieira afirma que, no processo, foi apresentado pelos representantes do aluno, um relatório neuropsicológico onde consta conclusão no sentido de que o estudante preenche os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico.

Aluno de escola pública, Luan Gabriel prestou vestibular pela primeira vez para testar seus conhecimentos. O feito resultou na aprovação no curso de Matemática. O9 estudante obteve 41,6 pontos na primeira fase do certame e 50,72 na segunda. Com isso, ele ficou na 13ª colocação da classificação final dos aprovados, com uma nota final de 46,19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *