CIDADANIADESTAQUE

Inclusão e alegria marcam presença em camarote da Festa do Cupuaçu 2024

Espaço dedicado a Pessoas com Deficiência encanta público e promove acessibilidade em Presidente Figueiredo

A empolgação do público que lotou a arena da Praça da Vitória e os arredores do circuito de shows da Festa do Cupuaçu só não foi maior que a das Pessoas com Deficiência (PcDs), que assistiram a tudo do Camarote da Inclusão. O espaço, implantado em 2022 e agora obrigatório em todos os eventos públicos organizados pela prefeitura do município, esteve lotado durante todos os dias de programação.

Luciana Vitória Morid de Almeida, de 17 anos, participou do evento pela terceira vez. Ela confessou que estava sonhando com a Festa do Cupuaçu, principalmente para assistir ao show da cantora Joelma. Cadeirante devido a uma doença na medula espinhal, Luciana vibrou e cantou junto com sua mãe as músicas da artista favorita.

Ray Monteiro, de 55 anos, paraplégico por sequelas da síndrome de Guillain-Barré, não parou de dançar nos intervalos entre as apresentações, muitas vezes acompanhando o som do DJ Pedro Diaz.

Jeferson Melo, de 22 anos, com Síndrome de Down, era outro dançarino de mão cheia. Sua animação contagiava todos que circulavam pela área próxima ao camarote.

Para a presidente da APAE de Presidente Figueiredo, Juliana Romero, a criação do Camarote da Inclusão vai além de ser uma política pública.

“É uma iniciativa de importância social, especialmente para os jovens, mas de grande significado em todas as idades. Faz com que eles se sintam parte da sociedade”, afirmou.

Além da localização acessível, o camarote é espaçoso para acomodar confortavelmente os participantes e seus acompanhantes. O transporte adaptado é gratuito, assim como os lanches servidos durante os shows, proporcionando uma experiência inclusiva e memorável para todos.

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *