ECONOMIA

Movimento propõe lockdown de 21 dias para evitar mortes e salvar economia

Caso haja um lockdown nas próximas três semanas, será possível salvar 22.000 vidas e evitar a piora da economia no Brasil, de acordo com carta aberta do movimento #AbrilPelaVida, organizado pela ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que coleta e analisa dados dos serviços de saúde.

Enquanto muitos países observam seus casos confirmados de coronavírus descerem com o avanço da campanha de vacinação, o Brasil continua em um período de turbulências com mais de 13 milhões de casos confirmados para 9,46% da população vacinada com ao menos uma dose.

Especialistas vêm alertando desde o início de 2021 sobre um eventual colapso do sistema de saúde e do funerário, levando em consideração variáveis como o avanço da mutação brasileira P.1 e a abertura de escolas e comércios. Hoje, observa-se uma média móvel de aproximadamente 3.000 mortes por dia e a previsão é de que eventualmente iremos atingir a marca de 5.000 mortes diárias, de acordo com pesquisa da Fiocruz. Só nesta terça-feira (06) foram registradas 4.195 óbitos por coronavírus no país.

Apesar dos números alarmantes, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em entrevista no último sábado (3) que “evitar o lockdown é a ordem”, mas que era necessário que a população fizesse “o dever de casa” e aderisse às medidas de distanciamento social. Fatores econômicos, porém, impedem muitas pessoas de ficarem em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *