MANAUS

Prefeitura colocou em execução emendas parlamentares direcionadas à qualificação profissional e empreendedora

A retomada da economia e a priorização da sobrevivência de micro e pequenos empresários, é um dos compromissos do prefeito de Manaus, David Almeida, e que por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) vem sendo viabilizada com a realização de capacitações e qualificações profissionais, executadas pelo Sine Manaus, para atender as demandas do mercado.

Em parceria com a Câmara Municipal de Manaus (CMM), a secretaria tem visado alocar de forma objetiva os mais de R$ 5 milhões que recebeu em emendas parlamentares, no fim de 2020, para execução em 2021.

A integração com os institutos responsáveis pela execução das atividades finalísticas da Semtepi tem sido orientada e acompanhada no processo da escolha dos cursos oferecidos, de modo a dar oportunidade real aos participantes, e ao fim do processo de formação já entrar no mercado de trabalho, uma vez que a seleção dos cursos é voltada para a rápida inserção do indivíduo em um posto vago no mercado.

A Semtepi também está voltada às ações para o fortalecimento da Manaus 4.0. Para isso, dentro dos cursos ofertados pelos institutos, muitos irão contemplar a área tecnológica, incluindo ainda a execução de hackatons (maratona de programação), programas de aceleração para empresas e festivais de inovação.

Além do estímulo à tecnologia, cursos de economia familiar, educação financeira e empreendedorismo também integram a agenda de capacitação das instituições receptoras das verbas parlamentares.

A capacitação e qualificação de profissionais de atividades tradicionais permanecem, como as ligadas à construção civil, serviços e atividades autônomas, como carpintaria, capacitação de garçons, frentistas, costura, dentre outras.

Conforme o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, os cursos oferecidos pela secretaria levam em consideração a aptidão dos cidadãos e também o retorno financeiro, que a capacitação irá proporcionar ao público, fazendo a economia girar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *