MANAUS

Prefeitura de Manaus discute investimentos para melhoria da Atenção Básica à saúde

O fortalecimento da Atenção Primária foi tema de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 29/4, entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), representantes do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, do Executivo municipal, e do Ministério da Saúde. A reunião foi realizada na sede da secretaria, no bairro de Adrianópolis, zona Centro-Sul. Os representantes do Ministério da Saúde participaram por meio de webconferência.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, iniciou o encontro destacando que o prefeito David Almeida quer proporcionar mais conforto e proteção na área da Saúde à população manauense e por isso a equipe está alinhando com o Ministério da Saúde formas de ampliar a Atenção Primária. “Temos unidades básicas que não contemplam mais as demandas da população, por isso há necessidade de melhorar a infraestrutura e assim ampliar nossa capacidade de atendimento”, assinalou.

O assessor técnico Arnaldo Grijó, que integra o Conselho Municipal de Gestão Estratégica, informou que esta já é a quinta reunião e as tratativas estão bem avançadas com o Ministério da Saúde. Segundo ele, a tendência é que as propostas passem por ajustes técnicos e avancem cada vez mais para a construção de unidades de saúde. “A nossa gestão constatou que há muitas unidades com espaço físico fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a proposta é construir mais, para ampliar a capacidade de assistência à população”, explicou.

Participaram da reunião representantes das subsecretarias de Gestão da Saúde (SUBGS) e de Gestão Administrativa e Planejamento (Subgap), e dos departamentos de Administração e Infraestrutura (DAI), Planejamento (Dplan), Fundo Municipal de Saúde (DFMS) e Gerência de Infraestrutura (Geinf), da Semsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *