AMAZONAS

Governo do Estado realiza visitas técnicas em São Gabriel da Cachoeira, em ação para fomentar avicultura

O Governo do Amazonas realizou, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), uma visita técnica no município de São Gabriel da Cachoeira (localizado a 852 quilômetros de Manaus), como parte de um projeto que visa alavancar a criação de aves no estado.

A ação teve a participação do gerente local do Idam, Francimar Lizardo dos Santos, do técnico em agropecuária Salvador Menezes e do zootecnista André Ferreira Silva, da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan) do Idam. Eles conduziram, entre os dias 28 e 30 de abril, acompanhamentos com produtores rurais para prestar esclarecimentos sobre a atividade avícola.

Segundo André, foram realizadas cinco visitas de diagnóstico a produtores locais que possuem perspectiva de crescimento. Durante as ações, foram dadas orientações técnicas, enfatizando a legislação e a fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), o uso de crédito emergencial via Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), aquisição de insumos e animais, e a importância da formação de associações comunitárias, além de uma explanação sobre o manejo e cuidados zootécnicos.

“O segmento de avicultura vem oportunizar para a população interiorana vários aspectos positivos, dentre eles a eliminação das queimadas, menor impacto ambiental gerado pela criação quando comparado com o manejo de ruminantes, redução da área/ha/unidade animal, desenvolvimento da produção animal no estado com responsabilidade agroambiental, proporcionando ao homem do campo uma fonte de renda através da comercialização de ovos, carne e esterco, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no interior do Amazonas”, explicou André.

Também foi realizada uma avaliação para implementar uma Unidade Artesanal de Produção de Pintos (UAPP), que prevê a instalação de um matrizeiro, duas máquinas de incubação com capacidade para 2.800 ovos cada, e uma eclosora com capacidade de produção de 2.800 pintos.

Por fim, os técnicos do Idam se reuniram com o diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus São Gabriel da Cachoeira, com a perspectiva de firmar um termo de convênio para implementar a Unidade Artesanal de Produção de Pintos no município.

Projetos de avicultura – Conforme André, encontram-se em andamento ainda mais quatro projetos para Crédito Emergencial, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). Os projetos, destinados a produtores dos municípios de Maraã, Manaus e Carauari, totalizam um investimento de cerca de R$ 320 mil para a avicultura no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *