AMAZONAS

Seap e Cetam iniciam nova rodada de cursos de qualificação no sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) deram início, nesta segunda-feira (21/06), a uma nova rodada de cursos profissionalizantes dentro e fora do sistema prisional da capital. Serão 840 horas de aprendizagem que beneficiarão 126 apenados dos regimes fechado, provisório e semiaberto.

Instalação Hidráulica, nos Centros de Detenção Provisória de Manaus I e II (CDPM 1 e 2); Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat); Pintura Predial, na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP); Pedreiro, no Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec); e Jardinagem para o semiaberto.

Na próxima semana será a vez dos internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) iniciarem o curso de Elétrica de Baixa Tensão. “Essa parceria com o Cetam é de grande benefício. São cursos que realmente trazem um retorno financeiro para eles; e podem ser desenvolvidos pelo método do empreendedorismo”, comentou a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado.

O interno do Ipat, Saulo (nome fictício), revelou que é a primeira vez que ele tem a oportunidade de fazer um curso profissionalizante pelo Cetam. “Eu vou aproveitar para aprender o máximo que eu puder, pois eu sei que essa área de refrigeração é muito boa, não falta trabalho para quem entende do assunto. E porque eu quero realmente abraçar essa primeira oportunidade que eu tenho de me capacitar pelo Cetam”, frisou o interno.

Parceria – Essa é a segunda rodada do ano de cursos em parceria com o Cetam, que teve início em abril e deve se estender até novembro. Para a realização dos cursos, soma-se também a parceria com as cogestoras New Life Gestão Prisional, RH Multi e Reviver Administração Prisional Privada, que fornecem todos os insumos necessários ao aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *